InícioInício  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  

Compartilhe | 

Óleo Honda + filtro original 500cc a 1300cc

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Helder Pires

Inscrito : 17/11/2009

MensagemAssunto: Óleo Honda + filtro original 500cc a 1300cc   Ter 12 Abr 2011, 16:35

Oleo Honda 4T semissintético +filtro único para motores: 500cc a 1300cc:
Neste final de semana estive na concessionária Honda para troca de óleo e filtro na milzinha.
Porém fui informado, e tive que trocar, que a Honda esta usando seu novo óleo 4T SAE 10W 30 - semissintético, e que seu novo filtro é o mesmo para motores de 500cc a 1300cc.
Eu particularmente fico preocupado em usar óleo semissintético no motor na CBR 1000F; pois o da mobil funciona maravilhosamente.
Alguém sabe algo a favor ou contra o novo óleo e filtro (único) para motores de 500 a 1300cc ?
Agradeço atenção de todos
comentários e opiniões.
Um forte abraço a todos
Helder
Helder Pires

MensagemAssunto: Re: Óleo Honda + filtro original 500cc a 1300cc   Ter 12 Abr 2011, 16:39

Lembrando :
Litro óleo Honda...................R$. 16,00
Filtro óleo Honda ..................R$. 40,00

Um forte abraço a todos.
helder
Helder Pires

MensagemAssunto: Re: Óleo Honda + filtro original 500cc a 1300cc   Qua 13 Abr 2011, 23:17

Bem amigos!
Acabei de conversar com um antigo amigo, e excelênte mecânico e ele me informou:
"Este óleo da Honda é distribuido pela Mobil por finalização de contrato!"
O óleo não é sintético; o filtro e este óleo faz vários anos que a Honda testa para desenvolver algo simples e acabar com estoque variado em concessionária, ou seja chegar com a moto e não ter o filtro.
Assim ele não vê problema algum no uso de ambos para o motor da cbr 1000F, porém ele acredita na possibilidade de mehorar o funcionamento interno até de câmbio etc.
Me disse para ficar tranqüilo, e se eu trocar óleo a cada 3.000Km e filtro uma sim outra não... ficarei ranqüilo e despreocupado.
Vamos ver se tem algum amigo com mais informação.
Um forte abraço a todos.
Helder
delphiman

Inscrito : 27/05/2009

MensagemAssunto: Re: Óleo Honda + filtro original 500cc a 1300cc   Sex 05 Ago 2011, 21:08

Olá Herles, tudo bem?
Referente ao óleo genuíno da honda, este terá lotes produzidos pela Cosan (Mobil) e também pela Ipiranga.
Ele é um óleo de base sintética e excelente qualidade. Com certeza muito melhor que antigo e defasado Mobil Super Moto 4T 20w50 API SF.

Com relação ao filtro, podes ficar tranquilo que é de qualidade também. O novo óleo pode e deve ser usado, com certeza só trará benefícios. Um amigo tem uma 1000F igual a sua e já está usando.
A melhorias são notórias já no início. Partida a frio mais fácil, menos ruído do motor, maior performance.

Grande abraço.
Helder Pires

MensagemAssunto: Re: Óleo Honda + filtro original 500cc a 1300cc   Ter 09 Ago 2011, 09:07

Olá Delphiman !

Muito obrigado por sua atenção. O que você disse é real; coloquei o filtro e o óleo da Honda e estou adorando.

Amigo muito obrigado pela atenção e ajuda.

Um forte abraço do amigo

Helder
delphiman

Inscrito : 27/05/2009

MensagemAssunto: Re: Óleo Honda + filtro original 500cc a 1300cc   Ter 09 Ago 2011, 09:16

Bom dia Helder.
Disponha amigo. Que bom que pude contribuir com você.
Grato pelo retorno.

Um abraço e tudo de bom pra você.

Eliseu (Delphiman)
Véio Mussa

Moto : CBR 1000 F
Inscrito : 27/11/2007

MensagemAssunto: Re: Óleo Honda + filtro original 500cc a 1300cc   Sex 16 Set 2011, 21:47

Bem...

Como o bom e velho Mobil não saiu de linha eu vou continar usando ele nas minhas motos, especialmente por ser 20W50 e não 10W30 que muitos mecânicos acham ser muito fino para os motores com projetos antigos com as nossas.

Pavavras de um conhecido e mecânico antigo de uma concessionária Honda que é proprietário de uma CB 750 1976:
"A Honda fez muitos testes sim, mas com motores atuais cujas folgas e galerias são completamente diferentes e duvido que eles tenham lembrados das motos antigas, como por exemplo a minha ou as tuas, nessa hora...na minha eu não uso".

Eu penso como ele e nas minhas motos também não vou trocar, mas como sempre digo, cada um cada um...hehehe

Além disso se eu optasse por um óleo semissintético seguramente ainda optaria pelo Mobil Super 4T MX 15W50 que tem o mesmo custo e especificações mais apropriadas...por falar nisso, ao contrário do Mobil, nunca ví um óleo Ipiranga sendo usado num mundial de motos onde os testes são feitos de verdade...hehehe

Além disso também, difícil é engolir que num óleo onde a viscosidade e diretamente relacionada a temperatura ambiente de funcionamento do motor, o mesmo óleo utilizado aqui no RS seja o mesmo que o utilizado no RJ, por exemplo, onde a temperatura média é 15°C maior...nos manuais das motos Honda européias, esse fator é citado e até recomendado óleo 10W40 em algumas regiões...portanto ao que parece nós de um país continental com diversos climas, estamos sendo cobaias de mais um teste ou pior, vítimas de uma jogada comercial entre a Honda e a Ipiranga...

Última edição por Véio Mussa em Sex 16 Set 2011, 22:57, editado 1 vez(es)
Gafanhoto

Moto : CBR 1000F 93
Inscrito : 23/10/2009

MensagemAssunto: Re: Óleo Honda + filtro original 500cc a 1300cc   Sex 16 Set 2011, 22:53

Meus amigos, vejam informações técnicas sobre óleos lubrificantes:

SAE - Society of Automitive Engineers :

A SAE é uma sociedade americana que definiu padrões de viscosidade dos óleos automotivos. Os números que aparecem nas embalagens dos óleos lubrificantes automotivos (30, 40, 20W/40, etc.) correspondem à classificação pelos critérios da SAE, que se baseiam na viscosidade dos óleos a 100o Celsius, apresentando duas escalas:

De baixa temperatura (de 0W até 25W). ). A letra "W" significa "Winter". De alta temperatura (de 20 a 60).

Quanto maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas. Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade.

Um óleo com um índice de viscosidade amplo pode ser enquadrado nas duas faixas de temperatura (alta e baixa), por apresentar menor variação de viscosidade em virtude da alteração da temperatura. Desta forma, um óleo SAE 20W/40 se comporta nas baixa temperaturas como um óleo 20W reduzindo o desgaste na partida do motor ainda frio e nas altas temperaturas se comporta como um óleo SAE 40, tendo uma ampla faixa de utilização.

API: são as iniciais do instituto americano “American Petroleum Institute”, e definem especificações quanto ao uso do óleo. A sigla API aparece associada a dois conjuntos de letras: API S?, API C? ou API S?/C?.

API-S? - para motores à gasolina;

API-C? – para motores a diesel;

API-S?/C? – para ambos os motores

A letra “S” significa “service station” e a letra “C”, “commercial”.

A última letra (?) indica a quantidade de dispersantes e antioxidantes. Quanto mais próxima ela estiver do final do alfabeto, mais moderno e aditivado será o lubrificante. Ex: SH é mais aditivado que SG.

Portanto, quanto mais próximo ao final do alfabeto, de melhor qualidade o lubrificante é, por conseqüência, mais caro. Você pode usar um lubrificante acima da letra especificada (estará pagando mais caro por isso, mas nem sempre é necessário um óleo de maior especificação), porém nunca deve usar óleo de especificação API menor (Exemplo: se seu veiculo exige SJ, nunca coloque SE,SF, etc).

..TABELA DE OLEOS DE ESPECIFICAÇÃO API-S

..API-SA/SB/SC/SD . ..

..API-SA/SB/SC/SD ..1930...1971 ..Em desuso atualmente

..API-SE ..1972 ..Para motores 1971-1979

..API-SF ..1980 ..Para motores 1980-1989

..API-SG ..1989 ..Para motores 1989-1993

..API-SH ..1994 ..Para motores 1994-1996

..API-SJ ..1996 ..Para motores 1996-2000

..API-SL ..2001 ..Para motores 2001 ....

Lembrando que se o veículo tiver especificação API-SG, pode ser usado SH, SJ, sem prejuízo ao motor.
Véio Mussa

MensagemAssunto: Re: Óleo Honda + filtro original 500cc a 1300cc   Sex 16 Set 2011, 23:07

Sim Gafanhoto, quanto a especificação API não há dúvida, mas veja também sobre viscosidade que é tanto quanto ou mais importante...

Texto comum em diversos sites especializados em lubrificantes:

"A viscosidade de um óleo é identificada pelo seu número SAE, designação que deriva do nome da sociedade americana Society of Automotive Engineers, que estabeleceu as normas de viscosidade. Os números SAE 20, 30, 40 e 50 indicam que a viscosidade do óleo se mantém dentro de certos limites a temperaturas de 99ºC. Os números SAE 5W, 10W e 20W indicam que viscosidade se mantém dentro de limites determinados à temperatura de 18ºC. Estes números apenas especificam a viscosidade, não se referindo a outras características; quanto mais baixo for o número SAE, mais fluido será o óleo.

Um óleo multigrade tem um índice de viscosidade elevado, ou seja, a sua viscosidade altera-se pouco com a temperatura. Poderá ter por exemplo, uma especificação SAE 10W/30 ou 20W/50. Um óleo multigrade tem a vantagem de permitir um arranque mais fácil em tempo frio, pôr ser muito fluido a baixa temperatura mantendo, contudo, as suas qualidades de lubrificação a elevadas temperaturas"

O novo Mobil, por exemplo, tem classificação SL...e nesse caso porque não evoluir na mesma marca de óleo e com a mesma viscosidade recomendada originalmente?
Essa é a pergunta que não quer calar...hehehe
Véio Mussa

MensagemAssunto: Re: Óleo Honda + filtro original 500cc a 1300cc   Seg 09 Jul 2012, 21:15

Papo interessante que encontrei num outro fórum...
Nada a ver com a CBR1000F, mas como na concessionária falaram que é o mesmo para todas as motos, acabei de ficar preocupado...

Acreditamos em quem afinal?

Citação :
Mensagem original postada por Ortega
Cara, aqui em Vitória todas as concessionárias usam o filtro da CB 500 nas Hornets, pois donos de Hornet já me falaram isso. Na minha eu nem vi ainda, mas deve ser de CB 500 também.

Você já ligou para o 0800 da Honda e tentou falar com o depto. Técnico deles para ver qual é a posição dos caras?

Olha, se isso não for certo, vai dar muita merda por aí, pois quase todo mundo deve estar andando com Hornet com filtro de CB 500.

Amanhã vou ligar para a Honda pra ver isso.

Olha, eu não entendo disso, mas será que é problema entrar pelo meio e sair limpo pelas laterais ou entrar pelas laterais e sair limpo pelo meio?

Até.

Sim liguei kra... perguntei, PODE USAR FILTRO DE ÓLEO DA CB500 NA CB600 F HORNET ?
Resposta do SAC: NÃO DE MANEIRA ALGUMA A CB500 TEM UMA TECNOLOGIA DE FILTRO E A HORNET OUTRA COMPLETAMENTE DIFERENTE ! porém eles não sabem de códigos nem nada... resultado .. troquei o óleo outro dia fui ver isso hoje e tava com filtro de CB500 .. fui na concessionária e trocaram na hora ... o chefe de mecânica resumidamente deixou bem claro que dá problema sim e não pode usar outro filtro senão o próprio da HORNET !!!! isso vale pra CB500 tmbém ..não pode usar filtro de óleo da H6 zoa tmbém !!! no Hornetonline o pessoal todo que tava com filtro de CB500 tá indo trocar e eles tão trocando na hora e sem cobrar nada claro... se vc trocou o óleo há mais de 500 km brigue também pra trocarem o óleo !
Esses dias atrás quando troquei o óleo o Chefe de mecânica (só ele mexe na minha H6) tava de férias então troquei com o mecânico que tava lá .... enfim o chefe de mecânica hj deu um puta esporro no mecânico e no krinha do setor de peças e passou o caso pro gerente da mecânica alegando ser um absurdo só pq a Honda lançou um novo catálogo o pessoal confundir os códigos.

Vale a dica também que os FRAMS da vida são iguais de CB 500 internamente..um engenheiro de um amigo nosso do Hol projeta filtros de Ar para agrale e etc... ele abriu um fram com aplicação para H6 e pimba ... é pior do que o original da CB500 .... ou seja não serve na H6... ele abriu um de H6 novinho e um Fram ....são totalmente diferentes e de todas as marcas paralelas fabricantes de filtro de ar o engenheiro obteve retorno de que não se fabrica filtro de ar para o modelo questionado H6 a Fram é a única que não está respondendo e-mails e telefonemas !!!!!! vide abaixo:

ALGUNAS RESPOSTAS DE FABRICANTES DE FILTROS !

TECFIL RESPONDE !!
Setor: sac@tecfil.com.br

RESPOSTA!!
Bom dia Sr. LVM
Grato pela preferência pelos nossos produtos.
Infelizmente a Tecfil não fábrica o filtro p/ a moto em questão, mesmo assim obrigado pelo contato.
Att.
Marcelo Felix
Assistência Técnica
Tecfil - A qualidade que é líder
E-mail: marcelof@tecfil.com.br
Fone: (11) 2145-5763
Fax: (11) 2145-5758
http://www.tecfil.com.br
-----------------------------------
BOSCH RESPONDE !!
Caro Sr. LVM
Muito obrigado por sua mensagem.

Referente a sua solicitação, a Bosch não possui aplicação do filtro para
esta motocicleta.

Caso necessite de mais alguma informação, estamos à disposição.

Atenciosamente,
SAC Bosch

http://www.bosch.com.br/br/contato/resp_sac.asp?
-----------------------------------
MANN RESPONDE !!
A MANN RESPOMDEU O EMAIL !!A CONCLUSAO E QUE O FILTRO (MW64)NAO SERVE NA H6 POIS A ENTRADA DO OLEO SUJO E PELO MEIO !!
NOTEM A RESPOSTA !!
(o óleo sujo inicia a passagem pelo lado de fora e sai filtrado pelo centro do filtro.)
RESPOSTA
LVM, boa tarde!

1. Em 31/01 você nos contatou e solicitou o esquema do fluxo de óleo do filtro MW 64 (equivalente ao código Honda 15410MCJ003).
Conforme falamos há pouco, o óleo sujo inicia a passagem pelo lado de fora e sai filtrado pelo centro do filtro.

2. Com relação à disponibilidade do item, nenhum dos nossos distribuidores localizados no Rio de Janeiro o adquiriu nos últimos 12 meses, por isso a dificuldade em encontrar. Entretanto, falei com um deles, que se propôs a colocar pedido do referido produto sob encomenda. Você poderá entrar em contato com:

Distribuidor: Costa Santos & Cia. Ltda.
Telefone: (21) 2270-8946
Contato: Flávio

Em caso de dúvidas, estaremos à disposição.

Atenciosamente
Erica Ruesch
Serviço de Atendimento ao Cliente

MANN+HUMMEL Brasil Ltda.
Indaiatuba - Brazil
Tel.: 0800 701 62 66

Fax: + 55 19 3875-9758
E-mail: atc-reposicao@mann-hummel.com

Internet: http://www.mann-hummel.com.br

Citação :
Mensagem original postada por Ortega
Lenda urbana ou não, fui ver meu filtro que troquei há 35 dias e é da porra da CB 500 também!

Fui lá e quebrei o pau. Trocaram o filtro e o óleo todo que tava novinho ainda, 400 km rodados.

Que cambada de topeiras esses caras. O chefe da oficina falou que já estão sabendo do problema e que assim que as motos vão chegando para trocar óleo ou fazer qualquer serviço eles trocam o filtro, ou seja, não ligam para ninguém não.

Meu Deus, é foda isso. Fiz uma reclamação no 0800 da Honda.

Falaram que problema não dá, mas que é para trocar. Ou seja, não falaram nada com nada.

Saio da Suzuki e suas concessionárias picaretas e entro na Honda e suas concessionárias pilantras. Estamos fodidos!!!

Até.

BOA !

Ortega, falei com o Reis e com o Demetrius (algo assim) no 0800 da Honda ambos falaram que não se pode usar o filtro da CB500 na H6, como o mecânico me falou em médio para longo prazo pode causar problemas fiz os dois confirmarem os códigos dos filtros, conclusão:

Os códigos 15410MCJ003 e 15410MFJD01 estão cadastrados no sistema da Honda como cartuchos repositores do componente filtro de óleo, já o código que consta no site da Honda (15153MBZ610) não está cadastrado no sistema da Honda, ele me deu uma dica...falou sempre quando eu for trocar o óleo e o cartucho, pegar o código e ligar no 0800 pra ele confirmar (caso seja diferente destes 2) se é o da H6 mesmo.
Vamos ficar espertos e exigir o que é correto, também abri um Hack na Honda alegando que mais de 30 usuários do fórum Hornet online foram enganados e estão usando filtro de CB500 !
Com certeza se todo mundo reclamar isso acaba pois quem paga o filtro novo é a concessionária... imagina 10 filtros trocados em 1 semana é igual a 800 reais de prejuízo.
Dawidson Fraga

Moto : KAWA ZX10-R
Inscrito : 29/01/2012

MensagemAssunto: Re: Óleo Honda + filtro original 500cc a 1300cc   Seg 09 Jul 2012, 22:25

Não corro riscos, coloco só o motul 5100 15w50 e compro o filtro fora da autorizada mas da marca Fram R$ 20,00.
Véio Mussa

MensagemAssunto: Re: Óleo Honda + filtro original 500cc a 1300cc   Ter 10 Jul 2012, 00:10

Dawidson Fraga escreveu:
Não corro riscos, coloco só o motul 5100 15w50 e compro o filtro fora da autorizada mas da marca Fram R$ 20,00.

Será mesmo? hehehehe

Um site que desmontou vários filtros de óleo e analisou cada um deles. O FRAM reprovou, assim como o original Yamaha. O original Honda é tido como uma ótimo filtro.

http://www.tobycreek.org/oil_filters/

É só selecionar outros na lateral.

Abraço
Dawidson Fraga

Moto : KAWA ZX10-R
Inscrito : 29/01/2012

MensagemAssunto: Re: Óleo Honda + filtro original 500cc a 1300cc   Ter 10 Jul 2012, 08:28

Véio Mussa escreveu:
Dawidson Fraga escreveu:

Será mesmo? hehehehe

Um site que desmontou vários filtros de óleo e analisou cada um deles. O FRAM reprovou, assim como o original Yamaha. O original Honda é tido como uma ótimo filtro.

http://www.tobycreek.org/oil_filters/

É só selecionar outros na lateral.

Abraço

Sei lá viu cara, sei que a Fram é uma multinacional bastante respeitada, e essas matérias não sabemos o quão são tendenciosas e até mesmo pagas pelos concorrentes.

De todo modo, trocando filtro e oleo de 4 em 4 mil km como faço creio não ter problema. O que acho absurdo é a fabrica recomendar o oleo mineral e ainda de 6 em 6 mil km.

Abraços.
Julio Neto

Moto : CBR 600F 1998
Inscrito : 11/01/2012

MensagemAssunto: Re: Óleo Honda + filtro original 500cc a 1300cc   Ter 17 Jul 2012, 11:25

E como saber se é o filtro da cb500 que está instalado na minha moto? Qual o codigo do filtro da cb500? e qual seria o correto de eu instalar na minha moto, tendo em vista que 15010-mw0-000 que é informado no manual já saiu de linha...
http://facebook.com/juliopereiraneto
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Óleo Honda + filtro original 500cc a 1300cc   Hoje à(s) 13:21

Óleo Honda + filtro original 500cc a 1300cc
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Catálogo PCX - MOTOSCOOT - Reportagem
» FILTRO DE ÓLEO
» Lista de acessórios originais da CB500X
» Filtro de ar Transalp XL700
» Filtro de óleo para CB 500X

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
HONDA CBR BRASIL - www.hondacbrbrasil.com :: MODELOS CBR CLÁSSICAS :: CBR 1000F-
Ir para: