InícioInício  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
Compartilhe | 
 

 Diferenças de injeção entre a CBR600RR 04 e a CBR600RR 08

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
jeyson osti



Idade: 34
Mensagens: 3
Localização: CWB
Inscrito: 11/02/2011

MensagemAssunto: Diferenças de injeção entre a CBR600RR 04 e a CBR600RR 08   Sex 11 Fev 2011, 13:49

Pessoal. Sou novo aqui e já peço desculpas caso esteja no lugar errado.

Verifiquei várias páginas mas não encontrei o que procuro.

Estou com uma grande dúvida sobre o sistema de injeção da CBR600RR 03-04-05 e o sistema da CBR600RR 08-09.

2003
Pois bem, os conjuntos de borboletas da mais antiga, traz flauta de combustível em inox e bicos rosa. De um lado dos corpos de borboleta ainda há uma peça parecida com uma "bisnaga" acoplada a uma haste que se fixa ao comando de abertura das borboletas. Essa "bisnaga! tem na ponta duas conexões, uma na ponta e outra ao lado, mas também na ponta. Eu queria saber o que é e para quê serve essa peça nesse sistema, queria saber também qual a vazão desses bicos rosa.

2008
Já a cbr modelo 2008 tem bicos laranja quase amarelos na linha principal, a flauta em um material plástico de alta resistência e não tem essa "bisnaga". Aquelas caixinhas que ficam entre as borboletas possuem dois tubos que se interligam equalizando alguma coisa, talvez vácuo. Queria saber qual a vazão desses bicos da primeira bancada.

Agora, de uma forma geral, quanto a injeção, como o sistema de freios dessa moto funciona? Ela utiliza vácuo pra acionar algum cervo freio ou tem algum sensor para acionamento de uma bomba de vácuo específica? Qual a pressão de combustível? Como é feito o retorno de combustível para o tanque em casos de excesso?

Mais dúvidas surgirão. Aí vou postando aqui.
Voltar ao Topo Ir em baixo
joão paulo
Moderador


Idade: 31
Mensagens: 3290
Localização: Lua....
Moto: PAngaré, 100km com 1 L de água!!!LOL
Inscrito: 31/12/2007

MensagemAssunto: Re: Diferenças de injeção entre a CBR600RR 04 e a CBR600RR 08   Sex 11 Fev 2011, 15:23

TIPOS DE FREIO
Em motos antigas ou de baixa cilindrada, o freio utilizado é o sistema a tambor. Sua manutenção é mais barata, porém sofrem mais em condições adversas como chuva e quando têm manutenção ruim. Há o mito de que os freios a tambor são ineficazes, mas se bem regulados funcionam tão bem quanto o sistema a disco.

No caso de entrar água dentro do tambor as lonas podem acumular sujeira e
gerar ruídos durante a frenagem. Também há o risco de vitrificação da
lona, ou seja: a lona perde a aspereza necessária para entrar em atrito
com o cubo da roda, diminuindo o poder de frenagem. Para reverter essa
situação, basta lixar as lonas para que voltem a ficar ásperas. O
trabalho pode ser feito com uma lixa de ferro em casa ou na oficina.

Os freios a disco, utilizados em motos mais potentes, são compostos pelo
conjunto de pastilhas, pistão, fluido de freio e disco. Seu
funcionamento é hidráulico. Ou seja, ao acionar o manete ou o pedal, o
fluido de freio se move em direção à pastilha e empurra o pistão; esse,
por sua vez move a pastilha para entrar em contato com o disco. Motos
com freios a disco oferecem uma resposta mais rápida do que as equipadas
com o sistema a tambor, mas o motociclista também gasta mais em sua
manutenção. Por ficarem expostos, os discos estão sujeitos a avarias!!!

Bomba de combustível

O que pulsa dentro do tanque da grande maioria das motocicletas equipadas com injeção eletrônica é a bomba de combustível.

Fazendo uma analogia com o funcionamento do nosso coração, a bomba é o “órgão”responsável por enviar combustível pressurizado até o motor. Ela é
alimentada pela eletricidade proveniente da bateria da motocicleta, uma
tensão ligeiramente superior aos 12V.

Algo curioso, é que sendo elétrica e mergulhada no combustível a bomba não corre risco de incendiar, pois para cada motocicleta é estabelecido um valor de
pressão. O combustível por si só não é capaz de se misturar com o ar
para que seja formada a mistura, portanto a pressão de trabalho tem
função de facilitar a atomização do combustível através do bico injetor.
O coração do sistema de injeção é um atuador que pode ser acionado por
meio de um relé ou até pela própria ECU (Unidade de Controle Eletrônico)

O sistema onde a bomba é imersa no combustível é conhecido como sistema
“In Tank”. A pressão é regulada por meio de uma válvula de controle,
quando a pressão tende a exceder o valor máximo estabelecido a válvula
estabiliza a pressão permitindo o retorno do combustível ao
reservatório. Existem motocicletas onde a válvula está localizada na
própria bomba, e também, há casos onde ela fica fora do tanque,
instalada na linha de combustível próximo ao corpo de aceleração. O
retorno do combustível excedente se dá através de uma tubulação extra.

Ao ligarmos a chave de ignição da motocicleta, sem necessariamente dar a
partida, ouvimos um ruído proveniente da bomba. O som é provocado pelo
movimento do rotor interno do motor elétrico que a compõe. O
funcionamento breve tem a finalidade de gerar uma pressão inicial para
facilitar a partida. Durante o funcionamento do motor um grande volume
de combustível pode ser bombeado através das tubulações para atender
todas as solicitações impostas ao motor.
Espero ter ajudado!!
Abraço!!

_________________
ANTES DE ABRIR UM NOVO TÓPICO USE A FERRAMENTA{[b]BUSCAR}DO FÓRUM,POIS PODE JÁ TER ALGO REFERENTE A SUA DÚVIDA!!![/b]
Voltar ao Topo Ir em baixo
jeyson osti



Idade: 34
Mensagens: 3
Localização: CWB
Inscrito: 11/02/2011

MensagemAssunto: Re: Diferenças de injeção entre a CBR600RR 04 e a CBR600RR 08   Sex 11 Fev 2011, 15:29

Eu ainda preciso de dados mais diretos.

Esqueci de mencionar outra dúvida. Estes bicos são de baixa ou alta impedância?
Voltar ao Topo Ir em baixo
joão paulo
Moderador


Idade: 31
Mensagens: 3290
Localização: Lua....
Moto: PAngaré, 100km com 1 L de água!!!LOL
Inscrito: 31/12/2007

MensagemAssunto: Re: Diferenças de injeção entre a CBR600RR 04 e a CBR600RR 08   Sab 12 Fev 2011, 08:46

Amigo,uma dica boa para ti!!!!!
Vai em uma concessionária honda e conversa com um mecânico bom,de moto importada, acredito que ele vai te responder melhor e com mais rapidez!!
Abraço!!!

_________________
ANTES DE ABRIR UM NOVO TÓPICO USE A FERRAMENTA{[b]BUSCAR}DO FÓRUM,POIS PODE JÁ TER ALGO REFERENTE A SUA DÚVIDA!!![/b]
Voltar ao Topo Ir em baixo
jeyson osti



Idade: 34
Mensagens: 3
Localização: CWB
Inscrito: 11/02/2011

MensagemAssunto: Re: Diferenças de injeção entre a CBR600RR 04 e a CBR600RR 08   Sab 12 Fev 2011, 20:27

Pois é, eu já fiz isso. Fui à concessionária Honda e em mais 3 oficinas que só mexem com motos superesportivas e apenas um disse que achava que era um sistema que lê pressão positiva do intake frontal e a nova lia por sensor, mas que não tinha certeza.

Na Honda o mecânico de motos grandes (é, na Honda tem mecânico de CG e mecânico de Honda, acho que curso do SENAI diferentes) disse que nem sabia do que eu estava falando. Nem sabia o que seriam itbs! Eu até desenhei pra ele e mesmo assim ele disse que como não entra moto grande na oficina pra revisão (pq a revisão é cara então os donos de motos grandes levam em oficinas fora da concessionária) ele não estava familiarizado com esse sistema de injeção.

Aí resolvi recorrer ao fórum.

Vou aguardar alguém mais se pronunciar, senão vou ter que correr atrás de mais algumas oficinas por aqui ou por um anúncio no jornal!
Voltar ao Topo Ir em baixo
joão paulo
Moderador


Idade: 31
Mensagens: 3290
Localização: Lua....
Moto: PAngaré, 100km com 1 L de água!!!LOL
Inscrito: 31/12/2007

MensagemAssunto: Re: Diferenças de injeção entre a CBR600RR 04 e a CBR600RR 08   Dom 13 Fev 2011, 17:22

Ligue nesse numero e fale com o Luciano!
35-3239-3700 esse cara é o chefe dos mecânicos da honda aqui da city, o cara só coloca a mão em moto importada!!!!

_________________
ANTES DE ABRIR UM NOVO TÓPICO USE A FERRAMENTA{[b]BUSCAR}DO FÓRUM,POIS PODE JÁ TER ALGO REFERENTE A SUA DÚVIDA!!![/b]
Voltar ao Topo Ir em baixo
valcir.antunes



Idade: 35
Mensagens: 473
Localização: Chapecó/SC
Moto: CBR600
Inscrito: 25/02/2009

MensagemAssunto: Re: Diferenças de injeção entre a CBR600RR 04 e a CBR600RR 08   Ter 01 Mar 2011, 23:23

vai montar uma oficina de motos pra querer saber tantos dados técnicos??
Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Diferenças de injeção entre a CBR600RR 04 e a CBR600RR 08

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
HONDA CBR BRASIL - www.hondacbrbrasil.com ::  :: -