InícioInício  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  

Compartilhe | 

Gasolina + óleo = Muita bagunça e muito trabalho

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Marco Aurélio

Moto : CBR 1000F 93
Inscrito : 14/11/2008

MensagemAssunto: Gasolina + óleo = Muita bagunça e muito trabalho   Qui 08 Abr 2010, 17:01

Vou relatar um fato que aconteceu comigo. Se já aconteceu com alguém por favor me diga pois em todos estes anos de moto nunca vi coisa igual e olhem que já são 25 anos em cima de duas rodas.

Deixei de usar a minha mila por mais ou menos um mês.

No final de fevereiro, fiz a bichinha funcionar, fui ao posto, abasteci e aproveitei para comprar um jogo de velas que já estava precisando.

Fiz isto já visando as férias de março, pois queria colocar a motoca para “berrar na estrada”

Saí de férias no dia 08 de março, no primeiro dia de férias, comecei a mexer na parte mais fácil que era verificar a relação, dar uma lubrificada, ver pneus e etc.

Como eu estava em ritmo de férias, ou seja, meio preguiçoso, deixei para trocar as velas na terça feira dia 09.

Pela manhã, minha esposa saiu para trabalhar e eu fui mexer na motoca. Levantei o tanque e comecei a tirar as velas. Senti um baita cheiro de gasolina mas achei bom, deve ter vazado um pouco. Tirei todas as velas e qual a minha surpresa de que os cilindros estavam com gasolina até o talo.

Bom já desanimei e já estava vendo que a minha vontade de estrada estava literalmente por água abaixo ou gasolina abaixo.

Deixei tudo aberto para que a gasolina evaporasse pelo menos um pouco.

No dia seguinte percebi que ainda tinha gasolina e pensei: Bom vamos ver se não contaminou o óleo do motor.

Qual não foi a minha surpresa que quando eu tirei a vareta do óleo, subiu tudo o que tinha dentro do motor (gasolina mais o óleo) se duvidasse saia até um peixe lá de dentro.

Imaginem o esparramo de gasolina e óleo no piso da garagem. Se um dia minha mulher descobrir eu apanho mais que mulher de malandro.

Fiquei super assustado. Me acalmei e comecei a drenar a mistura óleo e gasolina, saiu uns 15 litros lá de dentro.

Sai novamente comprei óleo (yamalube) filtro e mãos a obra. Detalhe comprei tudo em duplicidade pois após colocar a primeira remessa de óleo, liguei a moto, fiz ela funcionar deixei bastante tempo ligada (falhando que nem calhambeque) e a gasolina ainda vertia pelo escapamento.

Após isso, troquei novamente o conjunto óleo e filtro.

Pensei comigo, agora beleza, mas sempre com medo de que a torneira do combustível não estava segurando, então quando eu desligava a moto eu fechava a torneira, coisa que nunca fiz antes.

No dia seguinte fui ligar a moto de novo e para minha surpresa ela não pegava mais, não tinha jeito. Tirei a mangueira da torneira e vi que não estava saindo combustível, pensei bom deve ser sujeira na torneira.

Desmontei a torneira inteira e percebi que estava em perfeitas condições. Pôxa, mas então o que pode ser? Perguntei a mim mesmo.

Só pode ser o cano que faz o vácuo na torneira, e era mesmo. Completamente entupido. Limpei o caninho e aproveitei para ver os outros principalmente aquele emaranhado de canos embaixo do tanque. Descobri que o cano de respiro do tanque também estava entupido.

Resumo dos fatos: A conclusão que eu cheguei para esta tragédia toda, foi que como eu havia abastecido a moto até a boca do tanque e as mangueiras entupiram, criou um vácuo que ficou puxando a gasolina do tanque mesmo com o motor desligado, como liquido saí por algum lugar, ele foi parar dentro do bloco do motor gerando este grande susto.

Por isso meus amigos, cuidem bem de suas “mangueiras” senão o bicho pega.

Grande abraço.

PS.: Agora ela esta perfeita porém não fui viajar e já comecei a trabalhar de novo.
Lodi

Moto : GSX R 750 2009
Inscrito : 24/03/2009

MensagemAssunto: Re: Gasolina + óleo = Muita bagunça e muito trabalho   Qui 08 Abr 2010, 20:03

amigo, comomigo já aconteceu sim, se chama de calço hidráulico, a minha tava cheia de gasolina dentro do motor, foi um transtorno tbm... eu abri o carter e deixei escorrer, tbm saiu bastante, o q tem de cuidar é que a gasolina limpa o cilindro, deixa ele seco , e o bom seria colocar bastante óleo ali no lugar das velas pra que desça pro pistão, pq pra risca o cilindro é bem facinho... mas isso acontece até para as motos injetadas, vai que tranca um bico injetor, fica o alerta, valew...
Véio Mussa

Moto : CBR 1000 F
Inscrito : 27/11/2007

MensagemAssunto: Re: Gasolina + óleo = Muita bagunça e muito trabalho   Sab 10 Abr 2010, 00:32

Marco Aurélio escreveu:

Só pode ser o cano que faz o vácuo na torneira, e era mesmo. Completamente entupido. Limpei o caninho e aproveitei para ver os outros principalmente aquele emaranhado de canos embaixo do tanque. Descobri que o cano de respiro do tanque também estava entupido.

Resumo dos fatos: A conclusão que eu cheguei para esta tragédia toda, foi que como eu havia abastecido a moto até a boca do tanque e as mangueiras entupiram, criou um vácuo que ficou puxando a gasolina do tanque mesmo com o motor desligado, como liquido saí por algum lugar, ele foi parar dentro do bloco do motor gerando este grande susto.

Por isso meus amigos, cuidem bem de suas “mangueiras” senão o bicho pega.

Grande abraço.

[size=12]PS.: Agora ela esta perfeita porém não fui viajar e já comecei a trabalhar de novo.

Marco Aurélio.....

Que cano de respiro do tanque é esse afinal????
Onde ele fica localizado?????
Procurei no catálogo de peças e não encontrei e se não me engano o respiro do tanque é atravéz de uma válvula existente na própria tampa do tanque...

Quero aprender para verificar na minha e confesso que não entendi direito o que você relatou como sua conclusão....

PS: Ainda acho que o seu problema é que a torneira de combustível (válvula de vácuo) não está fechando com o motor desligado....
É fácil testar a torneira....com o motor desligado, retirando a mangueira que vai para os carburadores, mesmo com o registro aberto, não pode sair gasolina ...se sair ela está com problemas...
E até onde sei esse é o único defeito que pode fazer com que gasolina chegue encher os cilindros ou passe para o carter...valeu

Abraço
Marco Aurélio

MensagemAssunto: Re: Gasolina + óleo = Muita bagunça e muito trabalho   Ter 13 Abr 2010, 09:47

Veio Mussa,

Existe sim.

Dá uma olhada na seção C – 18 Filtro de Ar.

Você irá verificar a referência 05. (17235-MS2-000)

É um copo de borracha junto com a mangueira de dreno que vai ficar presa junto com as outras mangueiras perto da pedaleira direita.

Quando levantar o tanque você irá visualiza-lo.

Este copo também estava entupido e havia bastante gasolina dentro.

A válvula estava perfeita, o que criou pelo entupimento foi um vácuo que fez com que a gasolina fosse embora.

Abraços.
Véio Mussa

Moto : CBR 1000 F
Inscrito : 27/11/2007

MensagemAssunto: Re: Gasolina + óleo = Muita bagunça e muito trabalho   Ter 13 Abr 2010, 16:51

Agora entendi qual é a peça, mas pensei que ela fosse simplesmente um dreno para a água que entra pela fresta da tampa do tanque em caso de chuva ou de lavagem da moto, visto que lá tem um furo que aparentemente está ligado àquele copo .....

E de qualquer forma, entupido ou não, acho que ele não tem nada a ver com gasolina chegando nos cilindros....essa só tem um caminho que é atravez dos carburadores passando pela torneira, que com o motor desligado ou fechada não permite passagem de gasolina.

Portanto ainda acho que seu problema foi a torneira que por algum motivo não vedou de forma correta e que pelo simples fato de você ter mexido nela, voltou a funcionar corretamente...

Abraço
Marco Aurélio

MensagemAssunto: Re: Gasolina + óleo = Muita bagunça e muito trabalho   Qua 14 Abr 2010, 13:38

Véio Mussa,

Realmente, vivendo e aprendendo.

Creio que vc esteja com a razão. Depois da mexida ela pode ter voltado a funcionar. Não havia pensado nisto.

Grande abraço
Alysson

Moto : CBR 1000F - Ano 1991
Inscrito : 12/08/2009

MensagemAssunto: Re: Gasolina + óleo = Muita bagunça e muito trabalho   Ter 20 Abr 2010, 19:55

Tive problema com calço hidraulico na minha motoca e era a bendita torneira que não estava vedando!! Troquei todos os reparos da torneira e o problema foi resolvido.
andresoaresmota

Moto : CBR600F3 + XY50Q2
Inscrito : 05/07/2009

MensagemAssunto: Re: Gasolina + óleo = Muita bagunça e muito trabalho   Qui 02 Set 2010, 17:58

a minha ficou pingando gasolina pelo carburador
o problema da minha era as valvulas da boia da cuba do carburador (agulhas).
Hawk

Inscrito : 09/08/2010

MensagemAssunto: Re: Gasolina + óleo = Muita bagunça e muito trabalho   Qui 02 Set 2010, 20:07

A torneira provavelmente não estava fechando (dá passagem direta de gasolina) e as bóias/agulhas estavam ruins. A gasolina desceu, os carburadores deixaram a gasolina passar e encheram todos os cilindros.

Sorte que não tentou dar partida, senão teria fatalmente alguma biela empenada.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Gasolina + óleo = Muita bagunça e muito trabalho   Hoje à(s) 05:26

Gasolina + óleo = Muita bagunça e muito trabalho
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Indicação para Foto do Mês (out/10): O resultado de 2 anos de muito trabalho e dedicação.
» Factor gastando muito
» Ecosport Manual ou Automática? Flex ou Gasolina?
» cheiro forte de gasolina dentro do carro
» Carro demora a dar partida com gasolina

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
HONDA CBR BRASIL - www.hondacbrbrasil.com :: MODELOS CBR CLÁSSICAS :: CBR 1000F-
Ir para: