InícioInício  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  

Compartilhe | 

Pode ser um caso isolado, mas vale o alerta.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
1000F

Moto : CBR 1000F
Inscrito : 24/05/2008

MensagemAssunto: Pode ser um caso isolado, mas vale o alerta.   Sab 30 Jan 2010, 12:18

Pessoal, tive um problema com a milla que vale a pena comentar.
Eu tenho ela há pouco mais de dois anos, e um dia um conhecido, num encontro, começou a olhar a moto e me disse que ela tinha um braço do suporte da carenagem dianteira quebrado. Verifiquei, e realmente tinha.
O suporte que sustenta toda a carenagem dianteira, bem como painel, faróis, etc, tem cinco pontos de apoio, dois de cada lado, ligados ao quadro logo abaixo do tanque nas laterais, e um na frente, que liga o suporte à caixa de direção (quadro). A parte quebrada era exatamente esta. Pode-se identificá-la facilmente observando-se o local onde é fixado o radiador de óleo.
Na ocasião, ele me disse para não me preocupar.
No entanto, eu me preocupei, conversei com outras pessoas, e me disseram que a falta do 5º ponto poderia levar a quebra de outros e danificar até a carenagem.
Assim, já fui programando a desmontagem. Procurei oficinas, mas por fim eu mesmo fiz.
Desmontei toda a frente da moto, desde a carenagem até a remoção do painel, para livrar totalmente o suporte para a solda.
No entanto, quando terminei de desmontar tudo, e só faltava retirar o suporte, para minha supresa, já havia uma segunda quebra, no ponto superior direito. Só que não quebrou o suporte, e sim o quadro.
Aí a coisa complicou um pouco, pois no local passam bem próximos um tubo do sistema de freio combinado, e por baixo uma mangueira do radiador.
Com a grande ajuda de meu pai, protegemos todo o local e soldamos o quadro. Recolocamos o suporte e após reposicionar o braço que segura o radiador de óleo (5º ponto), iniciamos a segunda solda, fixando o braço no lugar original e depois voltamos a retirar o suporte para terminar o serviço.
Remontei tudo, e ela ficou perfeita.
Não tenho prática de desmontagem, mas com o manual na mão, uma vizualização prévia do catálogo de peças, muita paciência e cuidado, deu para desmontar e montar sem danificar nada.
O que me preocupou bastante, foi que o ponto do quadro que estava quebrado não era visível sem desmontar, e a carenagem estava apoiada só em 3 dos 5 pontos. Caso quebrasse também o outro lado, provavelmente a carenagem sofreria danos.
Minha moto é bem conservada, e mesmo assim tinha esse problema que, em princípio, não se visualiza facilmente.
Assim, fica a dica para os mileiros checarem suas máquinas, pois se houver o problema, só vai ser perceptível externamente quando praticamente toda a estrutura estiver comprometida.

Dias

Inscrito : 24/02/2008

MensagemAssunto: Re: Pode ser um caso isolado, mas vale o alerta.   Sab 30 Jan 2010, 13:21

1000F, valeu pelo alerta.
Vou dar uma olhada na minha Milla.
Robson Marcelo

Moto : CBR 1000 F
Inscrito : 02/09/2009

MensagemAssunto: Re: Pode ser um caso isolado, mas vale o alerta.   Sab 30 Jan 2010, 20:52

Dias escreveu:
1000F, valeu pelo alerta.
Vou dar uma olhada na minha Milla.
²
http://www.youtube.com/watch?v=n6dvTJoMbDQ
FRANÇA

Moto : CBR 1000F ano 1995 vermelha e branca
Inscrito : 17/05/2009

MensagemAssunto: Re: Pode ser um caso isolado, mas vale o alerta.   Dom 31 Jan 2010, 19:19

Boa Noite a todos os amigos deste forum!!
1000 F, uma vez que o quadro da Mila é muito resistente, você não ficou intrigado pelo fato de detectar um trincado no mesmo? Teria a moto sofrido forte pancada para causar isso ou simplesmente um problema de fábrica??
Helder Pires

Inscrito : 17/11/2009

MensagemAssunto: Re: Pode ser um caso isolado, mas vale o alerta.   Seg 01 Fev 2010, 09:27

1000F -Você relatou fato muito importante, pois geralmente as pessoas compram a motos e deixam "detalhes" tão importantes passar por despercebidos.
Aproveito para cumprimentar seus cuidados,e o importante ter "colocado a mão na massa"; pois assim você terá esta experiência e conhecerá sua moto com mais intimidade.
Outro detalhe que valedestacar é: Ali naquela "mola" traseira que sustenta a suspensão da moto, onde ela é fixada; com o passar dos anos costuma trincar e é muito importante fazer uma "retífica" no local; é simples barato e fica descansado .

Um forte abraço a todos.
Helder.
Lodi

Moto : GSX R 750 2009
Inscrito : 24/03/2009

MensagemAssunto: Re: Pode ser um caso isolado, mas vale o alerta.   Seg 01 Fev 2010, 11:10

aqui onde eu moro, temn quase só calçamento, e a minha moto tbm já quebrou a aranha da frente , soldei e tudo certo, acontece, porque a frente é mt pesada, o farol é pesado, e muita trepidação se obriga a soltar, mas isso é s´´o um detalhe, abraço
1000F

MensagemAssunto: Re: Pode ser um caso isolado, mas vale o alerta.   Seg 01 Fev 2010, 12:48

Caros Helder e Lodi,
Obrigado pelos testemunhos, assim posso ficar mais tranquilo.
Vou aproveitar para checar o detalhe da suspensão.

Caro França,
Não foi trincado não, quebrou mesmo nos dois lugares.
Fiquei intrigado desde o dia em que descobri a quebra do ponto de apoio da frente. Até agora, não sei exatamente o que pode ter acontecido. Ainda acredito no que o Lodi disse, é muito peso na frente.

Já quanto à quebra do ponto lateral superior direito, com certeza ele quebrou em função da quebra do outro.

No geral, não parece ter havido impacto, pois as peças são todas originais (pude aferir quando da desmontagem total). No entanto, pode ter havido substituição total por originais após um acidente talvez?! Mas nesse caso o dono não teria trocado também a aranha?! Acabam ficando só dúvidas.

Por fim, aposto no tempo de uso mesmo.

Mas uma coisa eu preciso dizer. Não nego que o quadro da milla, no geral, é muito robusto, mas a aranha, no lugar em que quebrou o ponto dianteiro, visualmente falando, parece ter sido enfraquecido pela própria solda, pois a quebra deu-se no tubo mesmo, e não na solda. Ou seja, a solda saiu do lugar com um pedaço do tubo. Assim, pode ter sido um defeito de fábrica. Já o segundo ponto que quebrou (que foi o quadro mesmo e não a aranha), do lado superior direito, tem fragilidade mesmo. Aranha é fixada numa chapinha soldada na boca de um tubo, acredito que de 1/2 polegada, que vem do quadro, e parece ser frágil quando se olha o local.
Já os dois pontos de apoio laterais inferiores, que ficam bem embaixo daquelas peças pequenas da carenagem nas laterais, são robustos, e não demonstram qualquer problema.
FRANÇA

Moto : CBR 1000F ano 1995 vermelha e branca
Inscrito : 17/05/2009

MensagemAssunto: Re: Pode ser um caso isolado, mas vale o alerta.   Ter 02 Fev 2010, 20:49

Ok, 1000F!! Na verdade, lembrei deste detalhe porque um conhecido me relatou outro dia que comprou uma SUZUKI TL 1000S e descobriu que havia uma avaria no quadro, e depois ficou sabendo por entendidos que poderia ser um problema de fábrica deste modelo específico, ou seja, sem nenhuma pancada ou trepidação importante, num determinado local do quadro..."trak". Com certeza o modelo de nossas máquinas não tem histórico deste tipo de problema.
Meu caro, com certeza vc vai tirar isso de letra e só vai sobrar tempo mesmo para curtir a Milona!! Forte abraço a todos!!
Alysson

Moto : CBR 1000F - Ano 1991
Inscrito : 12/08/2009

MensagemAssunto: Re: Pode ser um caso isolado, mas vale o alerta.   Qui 11 Fev 2010, 18:01

Galera

Já tíve esse problema com trinca onde fixa a mola da suspensão da moto, como Helder comentou... Precise soldar tb.
1000F

MensagemAssunto: Re: Pode ser um caso isolado, mas vale o alerta.   Seg 15 Mar 2010, 21:36

Caro Helder e Alysson, boa noite.

Somente hoje acabei fazendo uma checagem na minha mila sobre a trinca onde fixa a mola da suspensão traseira. Tirei as laterais (aquelas logo abaixo do banco) da carenagem, e também o tubo de admissão de ar do lado esquerdo (não cheguei a tirar o outro, porque o reservatório de água da refrigeração iria continuar impedindo a visualização). Iluminei o local com um farolete, e não encontrei sinal de problemas.

Contudo, como vocês sabem exatamente aonde acontece a trinca, poderiam descrever o caminho correto para se olhar na moto se o problema existe? Quero dizer, instruções do tipo olhe do lado esquerdo, na parte superior do amortecedor, etc.

Ainda, essa trinca acarreta algum outro efeito na moto, como algum barulho por exemplo?

Desde já, obrigado pela ajuda.
Helder Pires

Inscrito : 17/11/2009

MensagemAssunto: Re: Pode ser um caso isolado, mas vale o alerta.   Ter 16 Mar 2010, 08:54

Caro amigo 1000F:
Vou lhe pedir desculpas quanto a visualização da "trinca" aí no pró-link; pois essa informação me foi dada em um papo realizado em um encontro de SERRA NEGRA-sp.
Um dono de CBR 1000F (muito linda por sinal) me disse que isso aconteceu com ele, e ele pediu para soldar e esqueceu do problema.
E sempre qdo. vou a concessionária, peço para o mecânico olhar. Desta forma não sei muitos detalhes.
Na minha próxima visita, me informarei e lhe passarei as informações recebidas.
Outra dica é: De vez em quando (com a mão) pegar na roda dianteira e chacoalhar, se houver algum movimento o rolamento esta desgastando; aí melhor trocar .
Lembrando que a manutanção preventiva sempre é a mais barata.
Na espera de ter ajudado em alguma coisinha.
Um forte abraço do amigo
Helder.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Pode ser um caso isolado, mas vale o alerta.   Hoje à(s) 12:26

Pode ser um caso isolado, mas vale o alerta.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Posso confiar no Chery Face 2012 ?
» [DÚVIDA] - VALE A PENA ISOLAR O AR QUENTE?
» Reforma de um Tanger vale a pena!?
» Não vale o que cobra
» O caso do Ogre muito nabo salvo pelo espírito motero

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
HONDA CBR BRASIL - www.hondacbrbrasil.com :: MODELOS CBR CLÁSSICAS :: CBR 1000F-
Ir para: