InícioInício  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  

Compartilhe | 

Velocimetro - Mph ou KM/h??? - CBR 1000F - ano 93

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Helder Pires

Inscrito : 17/11/2009

MensagemAssunto: Re: Velocimetro - Mph ou KM/h??? - CBR 1000F - ano 93   Qui 24 Nov 2011, 07:55

Olá mosoares79 !

Estou aqui torcendo para tudo dar certo.

A grande vantagem da CBR 1000F, é não ter eletrônica embutida; ex. a 1100XX -Blackbird (injetada) tem uns módulos que custam R$. 5.000,00. E a manutenção da CBR 1000F não é muito grande.

Amigo não deixe de participar e nos contar tudo.

Um forte abraço a todos

Helder
Véio Mussa

Moto : CBR 1000 F
Inscrito : 27/11/2007

MensagemAssunto: Re: Velocimetro - Mph ou KM/h??? - CBR 1000F - ano 93   Qui 24 Nov 2011, 14:10

Pessoal...

Tudo que está sendo discutido aqui é facil de ser conferido atravéz dos manuais.

Tanto no Catálogo de Peças quanto nos Suplementos do Manual de Manutenção e Serviços, constam informações detalhadas sobre chassi, local de fabricação, nº de série, tipos de carburação(por conta disso, algumas tem alguns Hp a mais de brinde), etc...etc...etc...

Basta ter o nº do chassi e nº do motor para, com uma comparação com os manuais, ter praticamente o histórico completo da motos...

Por exemplo...se não me engano, muito embora bastante parecidas, existem 6 tipos de CBR 1000F, com pequenas diferenças de peças e detalhes de fabricação...

Por exemplo também...confrontando o nº o chassi e do motor com as informações do catálogo de peças, pude ver que minha moto foi fabricada na Fábrica da Honda situada na cidade de Hamamatsu no Japão.

E como tenho a documentação de importação da minha, pude constatar que os dados fornecidos no catálogo batem e são confiáveis...
Helder Pires

Inscrito : 17/11/2009

MensagemAssunto: Re: Velocimetro - Mph ou KM/h??? - CBR 1000F - ano 93   Qui 24 Nov 2011, 15:20

Olá Véio Musa !

Muito bem colocada sua informação, a qual muito agradecemos.

Más o que me referi, foi referente a CBR 1000F "modelo 2" apartir de 1993; que basta visualizar no painel e ver :

KM/h : BRASIL

mph : IMPORTAÇÃO

Agradecemos imensamente seus complementos a este tópico.

Amigo sua ajuda é muitíssima importante, obrigado.

Um forte abraço do

Helder.
Luiz Carlos

Moto : CBR 1000F ano 90
Inscrito : 19/01/2008

MensagemAssunto: Re: Velocimetro - Mph ou KM/h??? - CBR 1000F - ano 93   Qui 24 Nov 2011, 17:21

mosoares79 escreveu:
Com certeza! Toda a semana (andando ou não) reviso seus fluídos (todos), principalmente o de arrefecimento pois sinto o quanto ela trabalha quente.

Embora o comentário a seguir nada tem a ver com o título do tópico, vai aqui uma dica p/ uma possível solução do seu problema:

P/ evitar que o motor trabalhe sempre em alta temperatura, basta retirar a válvula termostática do sistema.

A minha já veio sem a válvula e nunca tive problemas de aquecimento c/ ela. Na estrada, mesmo em dias quentes, o ponteiro do marcador fica em apenas 1/4 da sua escala. Rendimento normal e consumo também normal........sem problemas.

PS: No trânsito urbano, o ponteiro já fica no meio da escala e a ventoinha é acionada toda vez que ele ultrapassa essa marca.

Amigo meu comprou uma CBR também e fomos buscá-la em Rio Claro/SP. Na volta ele reclamou muito do calorzão que vinha nas pernas, durante a viagem. Na semana seguinte já desmontamos a carenagem dela p/ dar um "talento" em tudo (fiação,filtros,fluidos) e já aproveitamos p/ retirar a dita válvula. Na viagem seguinte ele já sentiu a diferença. Ficou igualzinha a minha. hehe
mosoares79

Moto : CBR 1000F 1996
Inscrito : 15/10/2011

MensagemAssunto: Re: Velocimetro - Mph ou KM/h??? - CBR 1000F - ano 93   Sex 25 Nov 2011, 00:16

Caro Hélder;

Muito obrigado pelas palavras! Vocês fazem figa aí que eu me mexo por aqui ok, hehehe!
Com certeza continuarei a entrar em contato. Pretendo continuarmos nos falando por aqui até que eu consiga encontrar os amigos pela estrada a fora com nossas milas (bah, vou adorar o dia que puder fazer isto!)

Caro Luiz Carlos;

Valeu pela dica! Mesmo sabendo do calor de trabalho (e emanado) pelo motor de nossas milas, por conhecimento em mecânica, e principalmente em motores de ciclo Otto refrigerados a água (vamos e convenhamos que o funcionamento básico de nossos motores são os mesmos que de carros 4 cilindros, preparados com 4 carburadores, radiadores de óleo, etc...), acho que não poderia andar sem a termostática, visto que além de o motor não trabalhar em sua temperatura ideal (todas as máquinas motrizes e motores possuem uma curva de funcionamento e trabalho, com temperaturas estipuladas), o que poderia causar consumo mais alto e perda de rendimento pois muitos de nós usam as milas em subidas de serra onde a temperatura externa é mais amena, o uso da termostática garante o pleno funcionamento em todos os diversos regimes e temperaturas solicitados, desde que o sistema de arrefecimento esteja funcionando perfeitamente (ventoinha, pressão interna, nível e mistura correta do fluído, etc). O calor nas pernas eu utilizo para o nosso rigoroso inverno aqui do Sul, hehehe! E até que não me incomoda muito não, desde que eu não pegue engarrafamento na Free-way as 16 horas de uma sexta-feira de Janeiro, hehehe! Já utilizei desta retirada em carros meus, porém notei muita diferença no funcionamento do motor em estradas e temperaturas amenas.

Caro Véio Mussa!

Também muitíssimo obrigado pelas palavras! Confere TUDO que me dissestes (on e off), e como bom serrano que és, sabes do que falas! Quem sabe uma hora destas não subo a serra para um café colonial? Até o inverno (creio eu) já consegui desenosar meus problemas e já estarei com minha grandona livre e desempedida para viajar!

A todos meus sinceros abraços!
Mantemos contato...
Luiz Carlos

Moto : CBR 1000F ano 90
Inscrito : 19/01/2008

MensagemAssunto: Re: Velocimetro - Mph ou KM/h??? - CBR 1000F - ano 93   Sex 25 Nov 2011, 02:53

Ok, mosoares......entendo e admito que, "teoricamente" suas palavras fazem sentido, mas, se um dia vc estiver disposto a fazer um teste "sem compromisso", não deixe de postar aqui os resultados.
Pelo que andei lendo aqui no fórum, ao longo desses últimos anos, esse aquecimento nas milas, embora seja considerado normal pela engenharia, incomoda e preocupa a muitos proprietários brasileiros desse modelo, principalmente aqueles que residem e/ou rodam em regiões quentes como a minha. Acredito eu que, devem existir mais algumas milzinhas por aí, rodando sem a válvula termostática. Podemos aguardar pela manifestação de seus proprietários, p/ ter uma idéia melhor sobre seu comportamento, vantagens e desvantagens, deixando claro aqui (mais uma vez) que, no meu caso, até o presente momento, (e depois de 5 anos com ela) não notei nenhum problema, nem desvantagem, em relação as outras milas......moto simplesmente perfeita.
Não podemos nos esquecer de que, as CBR 1000F que foram montadas fora do Brasil, como o Helder explicou, não passaram por adaptações/alterações necessárias ao nosso clima, solo e combustível. Sendo assim, acho que cabe a nós, proprietários brasileiros, encontrar uma forma alternativa de minizar o esforço e o "sofrimento" dessas máquinas, afinal algumas delas (como a minha) já contam c/ mais de 20 anos de idade e continuam rodando por aí, sem nenhum problema e como se fossem novas, graças aos nossos cuidados, é claro. Um bom exemplo disso, vc mesmo já está deixando aqui.....que é recalibrar a suspensão da sua, p/ que ela possa resistir melhor às péssimas condições do solo em que trafega. Acho válido isso, mas no meu caso já não vejo necessidade pq eu só uso a minha em estradas c/ boa pavimentação. Agora também já consigo entender o porquê de vc não querer acatar a sugestão em retirar a válvula termostática. (baixas temperaturas em seu trajeto......plenamente justificável) Já a minha, não sai da garagem (nem por decreto) quando a temperatura externa está abaixo dos 20ºC. Não por ela, mas por mim que não curto passear de moto nessa condição. rsrs

Talvez seja até interessante abrir um outro tópico, específico p/ discutir sobre esse assunto.

Se for o caso, "podexá" que eu mesmo me encarrego disso.

Abraços e obrigado pelas suas colocações.
mosoares79

Moto : CBR 1000F 1996
Inscrito : 15/10/2011

MensagemAssunto: Re: Velocimetro - Mph ou KM/h??? - CBR 1000F - ano 93   Sex 25 Nov 2011, 21:12

Certíssimo Luiz!

Com certeza, já experimentei, já vi, enfim, tenho muito conhecimento de motores (a gasolina, pois a álcool é simplesmente impraticável) sem esta válvula, mas como falei e concordastes, as diferenças climáticas daqui (e sou bairrista até com relação ao clima, pois adoro o frio - não vejo a hora de subir a serra em pleno Junho) não me estimulam a utilizar desta "técnica", que realmente é válida (como estudante de engenharia que sou) para equipamentos (como a sua) que não trafegam em temperaturas amenas, ainda mais sabendo que estamos falando de um projeto de fora do Brasil e não sofreu tropicalização decente alguma! Se não fizermos por nós, com nossa "engenharia caseira", porém bem estudada, com certeza não teríamos milas com mais de 20 (à minha falta menos de 3 anos) como a sua em perfeito estado. E é a olhos vistos que elas sofrem com temperaturas mais altas, unidas a pouca movimentação (hoje ela sofreu pois fui trabalhar com ela e na volta - trânsito! E aqui fez muito calor, então já viram né? Mas pela manhã tive que sair de casaco, senão encarangava!).

É válido sim o tópico! Qualquer troca de informação eu vejo com grande importância a todos nós que trocamos experiências e aprendemos um com o outro!

Um forte abraço, também muito obrigado pelas considerações, e é isso aí, vamos trocando idéias!
hfaguiar

Inscrito : 26/03/2015

MensagemAssunto: Re: Velocimetro - Mph ou KM/h??? - CBR 1000F - ano 93   Qua 01 Abr 2015, 21:24

Ola Pessoal, acabei de comprar uma "importada independente" e como bom Engenheiro que acho que sou, estou estudando como posso fazer a tropicalização eu mesmo.

Essa moto foi vendida/fabricada para outros países também, Austria, Canada, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Norte da Europa, Espanha, Suiça e Austrália.

Estou comparando os numeros de serie de alguns equipamentos eu poderiam ser diferentes:

Bomba d'agua: 19200-MZ20-305 ou 315 -> iguais

Mas o final 315 é o utilizado no Brasil e so foi utilizada nos EUA a partir de 96

Tampouco vi diferença entre as duas, talvez material

Carburador: As agulhas que são Brasileiras são iguais às Austriacas e/ou Espanholas e/ou Canadense.

A válvula da cuba 16155-MY2-980, Suporte pulverizador 16165-MZ2-790, Gicleur de Marcha Lenta 99103-MV9-0420

Amortecedor dianteiro e traseiro sao diferente, talvez a calibragem somente, pois os retentores, buchas e etc, me parecem iguais.

Sistema arrefecimento – Não encontrei nenhuma peça que seja diferente das CBR que foram para Austria ou Canada...
carbinatti

Moto : cbr 1000F
Inscrito : 04/08/2012

MensagemAssunto: Re: Velocimetro - Mph ou KM/h??? - CBR 1000F - ano 93   Qua 08 Abr 2015, 19:24

hfaguiar escreveu:
Ola Pessoal, acabei de comprar uma "importada independente" e como bom Engenheiro que acho que sou, estou estudando como posso fazer a tropicalização eu mesmo.

Essa moto foi vendida/fabricada para outros países também, Austria, Canada, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Norte da Europa, Espanha, Suiça e Austrália.

Estou comparando os numeros de serie de alguns equipamentos eu poderiam ser diferentes:

Mas o final 315 é o utilizado no Brasil e so foi utilizada nos EUA a partir de 96

Carburador: As agulhas que são Brasileiras são iguais às Austriacas e/ou Espanholas e/ou Canadense.

A válvula da cuba 16155-MY2-980, Suporte pulverizador 16165-MZ2-790, Gicleur de Marcha Lenta 99103-MV9-0420

Amortecedor dianteiro e traseiro sao diferente, talvez a calibragem somente, pois os retentores, buchas e etc, me parecem iguais.

Sistema arrefecimento – Não encontrei nenhuma peça que seja diferente das CBR que foram para Austria ou Canada...

Olá a pouco tempo eu decidi comprar uma CBR1000f 1993 branca e azul de Portugal ou da Austrália onde vi anunciado, porém fui desencorajado aí acabei comprando uma aqui mesmo só que 1996. Como você fez, pois ainda não desisti de comprar esta moto que não veio esta cor para o Brasil
Véio Mussa

Moto : CBR 1000 F
Inscrito : 27/11/2007

MensagemAssunto: Re: Velocimetro - Mph ou KM/h??? - CBR 1000F - ano 93   Qua 13 Maio 2015, 21:36

hfaguiar escreveu:

Amigo....
Mais fácil baixar o Catálogo de peças...tá tudo lá...
Códigos, diferenças e aplicações para cada tipo/ano de cada CBR1000F fabricada em cada país...aliás, a maioria existente não foi fabricada no Japão...basta conferir pelo nº do Chassi, que também consta do catálogo....

Aqui já dá pra ter uma ideia...tá com nome de manual de serviços mas é o catálogo de peças...   
http://www.fichier-pdf.fr/2014/03/05/manual-de-servico-honda-cbr1000f/

Abraço
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Velocimetro - Mph ou KM/h??? - CBR 1000F - ano 93   Hoje à(s) 13:20

Velocimetro - Mph ou KM/h??? - CBR 1000F - ano 93
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» Velocimetro
» Velocimetro
» Velocimetro
» Engrenagem do Caracol (para o Velocimetro)
» Velocimetro não marca velocidade e Km

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
HONDA CBR BRASIL - www.hondacbrbrasil.com :: MODELOS CBR CLÁSSICAS :: CBR 1000F-
Ir para: