InícioInício  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  

Compartilhe | 

alguns cuidados para preservar a cbr 1000f

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Helder Pires

Inscrito : 17/11/2009

MensagemAssunto: alguns cuidados para preservar a cbr 1000f   Sex 20 Nov 2009, 13:13

Alguns cuidados para preservar a CBR 1000 F :
Vai algumas humildes dicas de quem anda a 16 anos com a mesma cbr 1000 F :
1) Lave sempre com shampoo automotivo ( cera grand prix a vontade)
2) Partes c/ mais riscos a "sujeira": querosene passado c/ buchinha; imediatamente em seguida , água c/ shampoo aut/o. em abundância.
3) Grafitar a corrente (por dentro ) pouquinha graxa branca de boa qualidade e apropriada, passando com pincelzinho ou "escova de dente" já vi milzinha c/ 140.000 Km sem trocar corrente , relação e pinhão.
4) Ao iniciar o VERÃO (CALOR): trocar o aditivo do radiador.
5) No verão, e andando na cidade: andar sempre com tanque de gasolina abaixo de 1/2 . Tanque cheio só em viagem rodovia.
6) Dar preferência a gasolina comum ( de ótima qualidade )ou podium,"engripa" menos o carburador, e fica mais facil a manutenção.
Espero que essas humilde dicas seja útil a alguém.
Um forte abraço a todos, do amigo Helder
Rubmar

Moto : V-Strom 650 2011 e CBR 1000 F 1996
Inscrito : 03/05/2008

MensagemAssunto: Re: alguns cuidados para preservar a cbr 1000f   Sex 20 Nov 2009, 16:04

Olá, Helder. Obrigado pelas dicas.
16 anos com a mesma 1000 F???
Isso é que é amor pela Mila, heim! Tá de parabéns.
Só fiquei curioso com uma coisa: por que andar com o tanque abaixo do meio na cidade? Eu costumo encher e dura mais ou menos 3 semanas. Sempre com gasolina comum, num posto de conhecido meu, onde já abasteço há mais de 15 anos e conheço a procedência do combustível. Alías, tive problema recente de entupimento dos carburadores, mas foi porque deixei a máquina parada, com gasolina nos carburas por mais de 12 dias...

Abração.
Helder Pires

MensagemAssunto: Re: alguns cuidados para preservar a cbr 1000f   Sex 20 Nov 2009, 16:22

Olá Rubmar, linda moto parabens.
É que no verão "calor" o tanque cria muita pressão, aí se o tanque estiver bem cheio e você além disso para um pouco no sol... Cria muita pressão e vai encharcar as agulhas do carburador. E para evitar ao parar dar aquela abridinha esperta no tanque, ou andar os últimos 4 quarteirões com a chave em OFF ( nem reserva nem aberto ).
Andando abaixo do meio tanque fica tudo mais tranquilo;
As motos com injeção eletr. não existe dada isso .
É só uma dica que funciona .
Tudo isso porque no trânsito a temperatura sobe, já na rodovia é um abraço.
Na espera de uma dica útil ,
Muito obrigado pelo comentário, um forte abraço.
Robson Marcelo

Moto : CBR 1000 F
Inscrito : 02/09/2009

MensagemAssunto: Re: alguns cuidados para preservar a cbr 1000f   Sab 21 Nov 2009, 02:01

Belas dicas Helder...li atentamente!!!
Vou seguí-las à risca...

Já não deixo parada com tanque cheio..e com a gasolina aberta...sempre off.

Outra dica importante, qdo for ficar algum tempo parada(mais de 2 dias), deixar sempre no cavalete e gasolina em off, evitando encharcamento do carburador!!!

Preciso ficar atento ao engraxamento da corrente e relação, pois pegarei estrada no fim de ano com ela..e serão 2.400 km..só de viagem...fora os passeios locais!!!

Valeu!!
http://www.youtube.com/watch?v=n6dvTJoMbDQ
FRANÇA

Moto : CBR 1000F ano 1995 vermelha e branca
Inscrito : 17/05/2009

MensagemAssunto: Re: alguns cuidados para preservar a cbr 1000f   Sab 21 Nov 2009, 20:21

Boa Noite, Helder!
Me diga o seguinte, amigo: grafitar a corrente mais a graxa branca, de que maneira faço isso?? Já até tenho grafite em pó que costumava colocar em cadeados, etc. Será que grafite junto com graxa não viraria uma pasta que poderia criar crostas com o tempo????
Forte abraço a todos!
Helder Pires

MensagemAssunto: Re: alguns cuidados para preservar a cbr 1000f   Seg 23 Nov 2009, 07:39

Robson Marcelo, já vou lhe desejando ótima viagem!
Não esqueça de ir passando a "graxinha " na corrente a cada + - 500 - 800 Km. Nunca desgastará nada .

França, essa graxinha branca você encontra geralmente em loja de peças demoto ou na conmcessionária Honda(que as vezes é mais barato). A gente encontra em 500gr. ou en bisnaguinha que já é própria, parecendo um tubinho de pasta de dente.
Numa viagem é só parar tirar a tampinha e bem pouqinho passar por dentro da corrente( bem pouquinho) na corrente toda, assim a própria temperatura e o movimento da corrente espalha corretamente.
Nem suja a mão , e a corrente agradeçe .
Espero poder estar ajudando, me deixo sempre ao dispor dos migos.
Helder Pires

MensagemAssunto: Re: alguns cuidados para preservar a cbr 1000f   Seg 23 Nov 2009, 07:49

Há... para esclarecer melhor : como passar a graxinha:

Por a moto no cavalete central, e ali próximo a relação é só ir passando a graxinha(na corrente e por dentro dela),usando um pincelzinho ou umaescova de dente etc., e ir rodando a roda traseira com a mão e bem devagarzinho.
A cada tanto que se passa é o tanto que se gira a roda.
Lembrando que se puder fazer com a corrente fria tipo um dia antes de funcionar a moto "excelente", pois assim a corrente vai absorver melhor a graxinha.
Um forte abraço aos amigos.
Robson Marcelo

MensagemAssunto: Re: alguns cuidados para preservar a cbr 1000f   Seg 23 Nov 2009, 10:04

Helder Pires escreveu:
Robson Marcelo, já vou lhe desejando ótima viagem!
Não esqueça de ir passando a "graxinha " na corrente a cada + - 500 - 800 Km. Nunca desgastará nada .

Muito obrigado Helder..
Por coincidência assisti um programa sábado q falava da sua cidade, na Globo, "Revista de sábado".
Me deu mais vontade ainda de dar uma volta até ai.

Quem sabe um dia...

Grande abraço e ótima semana!!!
Helder Pires

MensagemAssunto: Re: alguns cuidados para preservar a cbr 1000f   Seg 23 Nov 2009, 12:11

Olá Robson Marcelo!
Que bom que você viu o programa da Globo. Viu minha cidade é bem interiorana com pessoas humildes, com aquela comidinha caseira que qualquer um gosta; onde todo mundo conhece todo mundo e as pessoas usam a noite parase encontrar e jogar conversa fora.
Vamos pegar uma programação legal, aqui e na região e vamos ver se programos um passeio bem gostoso.
Um forte abraço.
Helder.
Robson Marcelo

MensagemAssunto: Re: alguns cuidados para preservar a cbr 1000f   Seg 23 Nov 2009, 12:38

Valeu Helder...vamos marcar sim..
Deve ser um belo passeio!!!

Até qq hora!!!
Véio Mussa

Inscrito : 27/11/2007

MensagemAssunto: Re: alguns cuidados para preservar a cbr 1000f   Seg 23 Nov 2009, 21:19

Eu utilizo graxa spray da HP a muito tempo(existem outras marcas por aí)...acho muito mais prático e eficiente, além de relativamente barato (pago R$ 14,00 aqui na minha cidade)...

Quando ela é aplicada, ferve igual óleo desingripante, penetrando em todas as partes da corrente...aí é só deixar a moto parada durante 15 minutos que ela vira graxa...em caso de chuva é infinitamente mais resitente que qualquer graxa convencional, suja muito menos a moto, não vira aquela pasta das graxas convencionais, quando em contato com água e pó e a durabilidade da relação como um todo é é muito superior a quando eu utilizava graxa comum...isso nas 3 motos...

Maaaasssss....como costumo dizer, cada um, cada um....

Aliás, esse assunto já foi discutio e comentado no tópico "Perguntas e Respostas"
FRANÇA

Moto : CBR 1000F ano 1995 vermelha e branca
Inscrito : 17/05/2009

MensagemAssunto: Re: alguns cuidados para preservar a cbr 1000f   Seg 23 Nov 2009, 21:40

Boa Noite HELDER!!
Agora entendi. O que me confundiu foi o termo GRAFITAR que, pelo menos aqui na minha região, refere-se à grafite que também é usado a seco (pó) em componentes metálicos, nylon, canaletas, etc. para redução de atrito. Se o amigo tivesse falado em ENGRAXAR ou LUBRIFICAR (a base de graxa ou óleo) eu não o teria feito essa pergunta "boba".
Valeu pelo esclarecimento !
Helder Pires

MensagemAssunto: Re: alguns cuidados para preservar a cbr 1000f   Ter 24 Nov 2009, 07:29

Veio Musa : Aproveito para cumprimentá-lo, sempre li suas palavras sempre positivas e de muita experiência que sempre enriquece este Forum; parabens.
Já usei muito o spray da Motul (é o que achei de melhor); é que já viajei muito com + 3 amigos todos de CBR 1000F e aprendi com eles essa simplicidade e economia da graxa, e respeito e admiro o seu uso da graxa spray HP. Vale sempre transmitirmos experiências.

França: Me desculpe pois não me expressei muito bem no início. Más fico muito feliz de você se preocupar e cuidar .
Pois isso se chama manutenção preventiva; é o que sai mais barato e evita desgaste prematuro.

Bom dia a todos.
Helder.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: alguns cuidados para preservar a cbr 1000f   Hoje à(s) 18:52

alguns cuidados para preservar a cbr 1000f
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Dicas e cuidados para a conservação da motocicleta
» Cuidados para usar 3000GT no dia-a-dia?
» (W202): Há problema em desligar o motor em temperatura alta? Devo esperar esfriar antes?
» Pneus - Os Cuidados para maior Vida Útil.
» Carro Novo, pintura nova - Tipos de cuidados e proteção adequada

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
HONDA CBR BRASIL - www.hondacbrbrasil.com :: MODELOS CBR CLÁSSICAS :: CBR 1000F-
Ir para: