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 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CBR 1000F..

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AutorMensagem
Helder Pires



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Inscrito : 17/11/2009

MensagemAssunto: Re: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CBR 1000F..   Qua 17 Fev 2010, 08:01

Emerson Silva: A CBR 1000F tem um "caninho" que dá um suspiro entre o funcionamento do motor e a carburação. Isto é trabalha conjugado, motor funciona solta pressão que suga gasolina + ou - assim. Este caninho costuma com o passar dos anos ir intupindo, assim qdo. a moto (geralmente) quente, dá um sinal de engasopar.
Geralmente os mecânicos esquecem de limpar este caninho qdo. fazem limpeza na carburação.
Particularmente acho que pode pedir para dar uma olhada e aproveitar e dar umalimpadinha no carburador (pois estará tudo aberto).
Amigo espero ter ajudo, talvez seja este seuproblema.
Um forte abraço do amigo
Helder.
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Alysson



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MensagemAssunto: Re: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CBR 1000F..   Sab 20 Fev 2010, 18:06

Lodi

Valeu pela dica, vou tentar isso esse final de semana, depois posto aqui se deu certo..

Obrigado.
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Robson Marcelo



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Moto : CBR 1000 F
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MensagemAssunto: Re: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CBR 1000F..   Qua 03 Mar 2010, 01:52

Dúvidas sobre alarme: minha moto tem alarme mas esta desativado. Esse alarme pode descarregar a bateria mesmo desativado?
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http://www.youtube.com/watch?v=n6dvTJoMbDQ
Luiz Carlos



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Moto : CBR 1000F ano 90
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MensagemAssunto: Re: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CBR 1000F..   Qua 03 Mar 2010, 02:57

Robson, vc tem de fazer aquele teste que eu te "ensinei" por tel.......lembra ? rsrs

Use uma lâmpada de 12v x 1,7w.
Desconecte o fio negativo da bateria.
Um dos fios da lâmpada deve ser afixado no terminal do fio negativo da bateria.
O outro fio deve ser afixado no polo negativo da bateria.

Com tudo desligado, a lâmpadazinha não pode acender, nem que seja fraquinha. Se acender é porque tá havendo fuga/consumo de corrente.

PS: Esse teste é bom fazer de vez em quando, mesmo quando não notamos nenhum problema na parte elétrica.
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Robson Marcelo



Idade : 37
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Moto : CBR 1000 F
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MensagemAssunto: Re: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CBR 1000F..   Qua 03 Mar 2010, 11:48

Lembro sim Luiz...

É que descarregou de novo...e muito rápido..
Segundo a loja de baterias, a minha ainda está boa, mas como tenho andado muito pouco, tem descarregado facilmente!
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Luiz Carlos



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MensagemAssunto: Re: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CBR 1000F..   Qua 03 Mar 2010, 19:06

Se no sábado der certo de saírmos p/ passear, vou fazer esse teste p/ vc, mas já vou te adiantando que não deve ser por causa do alarme não, pois na minha galo também tem, está ativado e eu chego a ficar 15 dias sem ligar ela e, quando ligo, tem bateria suficiente p/ dar várias partidas.

Talvez uma carga lenta na sua bateria resolva o problema. Vamos ver......
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Robson Marcelo



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MensagemAssunto: Re: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CBR 1000F..   Qua 03 Mar 2010, 22:49

Valeu Luiz...a dúvida era se esse alarme desativado poderia estar roubando carga...depois da ultima carga...andei pouco e uma semana depois já não tinha carga suficente pra pegar..


Já comprei o cabo pra transferência de carga...mas pode dar algum problema ter q usar toda vez q for andar!!

Valeu a dica!
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FRANÇA



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MensagemAssunto: Re: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CBR 1000F..   Qui 04 Mar 2010, 20:40

Robson, seguinte amigo: há menos de 1 ano atrás comprei por R$ 96,00 um carregador de bateria 12v 5A da marca PAULITECH. Naquelas ocasiões quando a MILA fica muitos dias sem rodar ou a bateria já está "miando " a dita cuja resolve que é uma beleza. Em minha opinião, é um aparelho que não custa caro, ocupa pequeno espaço para guardar e extremamente eficiente (emite carga lenta e serve também para baterias de automóveis).
OBS: desde quando coloquei uma bateria zero na MILA (há uns 6 meses atrás) que não tenho precisado usá-la, mas, só em tê-la guardada por perto, para mim é uma tranquilidade.
Sds a todos do forum !!
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Robson Marcelo



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MensagemAssunto: Re: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CBR 1000F..   Sex 05 Mar 2010, 14:21

França..

Valeu a dica..vou procurar sim..pois é sempre importante ter um carregador. Achei q fosse mais caro!

Abçs e ótimas aceleradas!
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Helder Pires



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MensagemAssunto: Re: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CBR 1000F..   Sex 05 Mar 2010, 14:38

Robson Marcelo , a dica que o França deu é muito importante:
Ter um carregador em casa( cuidado com a amperagem ele tem que ser no máximo 5 amperes; o meu é de 4 amperes - 2 horas de carga e esta maravilhoso- bateria sempre novinha).
Más amigo, nunca se esqueça de tirar a bateria ; pois assim além de você conferir a solução (e completar com água destilada , se precisar) além de não correr o risco de carregar a bateria com o polo positivo ligado...se isso acontecer é preju na certa.
Eu costumo ainda , quando precisar dar uma carguinha, só usar a bateria no dia seguinte.
Não se esqueça também de tirar as "tampinhas" da bateria e só colocar depois com a bateria fria.
Amigo, no desejo de você sempre preservar sua máquina; espero ter ajudado em alguma coisa.
Um forte abraço do amigo
Helder.
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Luiz Carlos



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MensagemAssunto: Re: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CBR 1000F..   Sex 05 Mar 2010, 19:40

Galera, p/ quem tiver interesse, existe um carregador de baterias que custa baratinho e é muito eficiente.

Vejam:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-138166508-carregador-de-baterias-carros-motos-jet-sky-nibus-caminhoes-_JM

Eu comprei um desses há quase 2 anos atrás e me surpreendi com o resultado. Carrega mesmo !
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Véio Mussa



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MensagemAssunto: Re: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CBR 1000F..   Sex 05 Mar 2010, 21:39

Gaalera...
Só pra lembrar...
A carga máxima para uma bateria, para que ela não seja danificada se utilizada com frequência, é de no máximo 10% da sua capacidade total, ou seja, no caso da 1000 a carga máximo é de 1,4 Amp/h, visto que a bateria é de 14 Amp...valeu

Um carregador de 4 ou 5 Amp/h estará dando sempre uma carga rápida na mesma e consequentemente ela será danificada muito rapidamente. Um carregador com essa potência só deve ser utilizado em emergências....
Abraço
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Véio Mussa



Idade : 62
Mensagens : 596
Localização : Rio Grande do Sul
Moto : CBR 1000 F
Inscrito : 27/11/2007

MensagemAssunto: Re: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CBR 1000F..   Sex 05 Mar 2010, 21:56

Só para complementar a resposta anterior e caso alguém se interesse, segue abaixo a cópia de um tópico que criei em outro fórum que participo, de um esquema que fiz na minha 1000, com um carregador inteligente que montei em casa...OK


----------------------------------------------------------------------
Amigos...
Como sabem tenho 3 motos e por isso mesmo, por não serem utilizadas diariamente, as baterias acabam por perder carga naturalmente, muito embora estando em boas condições, em especial no inverno aqui do sul.
Para resolver esse problema, andei pesquisando um carregador do tipo flutuante ou inteligente. Ou seja, um carregador que eu pudesse deixar ligado sem me preocupar em desliga-lo quando a bateria estivesse com a garga plena, como acontece com a maioria dos que existem no mercado a preços acessíveis. Os inteligentes são muito caros.
Analizando custo benefício, acabei optando por um carregador da marca Sulton, fabricado no Paraná, quer é normalmente utilizado para manter a carga da bateria de um sistema de alarme residencial.
A grande maioria desses alarmes, utiliza uma bateria de 12V 7Amp como fonte de alimentação em caso de falta de energia.
Esse carregador analiza constantemente a Tensão, a Corrente e a Potência dessa bateria, ligando e desligando automaticamente conforme a necessidade de carga da mesma.
Ele possui duas saídas. Uma padrão de 700mA e uma (auxiliar) de 2A.
Como a bateria das galos diferem da do sitema de alarmes, unicamente no que diz respeito a capacidade de Amperagem, significa dizer que para que ela fique totalmente carregada, somente o tempo de carga é que terá que ser maior.
Para não danificar uma bateria de 14Amp, a carga máxima deve ser de 1,4 Amp, ou seja 10% da capacidade máxima da bateria.
Utilizando a saída padrão de 700mA, a carga será de 5% da capacidade máxima, ou seja, ideal para carga de manutenção, que é o que eu estava procurando.
Caso haja necessidade de uma carga rápida, é só utilizar a saída de 2Amp.
Comprei o carregador, que se resume a uma placa (montada no sistema de fonte totalmente chaveada) montada numa caixa de metal, por R$ 65,00.
Como a finalidade que dei a ela é um pouco diferente da original, gastei mais R$ 16,00 com 4 Plugs banana e 4 metros de fios, para deixar o equipamento portátil e mais prático.
Montei, testei e ficou uma beleza...
Já utilizei na Galo, na CB450 e na CBR1000 e foi totalmente aprovado....
Aliás, na CBR1000 fiz uma adaptação bem legal para não ter que mexer nada na moto....nem titar o banco é necessário...
Nela, adaptei um conector para utilizar o carregador sem, como já disse, ter que retirar o banco, a bateria, a carenagem ou usar qualquer ferramenta. Basta ligar o carregador ao conector e ponto final....


Muito embora sabendo que iria funcionar, mesmo assim mandei uma correspondência para o fabricante do carregador, só para confirmação.
Correspondência esta que trancrevo abaixo...
...........................................................................................................................................
Ademar Mussoi Enviada: Qui Jun 04, 2009 12:52 am Assunto: Utilização do carregador inteligente

Sou motociclista e por ter 3 motos, elas acabam por rodar pouco e, consequentemente, as baterias, muito embora em boas condições, acabam por perder carga naturalmente.
Indicado por um amigo, adquiri a pouco um carregador inteligente da vossa empresa e gostaria de tirar três dúvidas.
- É possivel utilizar o carregador inteligente para carga e manutenção de uma bateria de moto não selada, de 12V 14 Amp?
- Ao invéz de utilizar a saida normal de 0,7 Amp, a saída auxiliar que fornece 1,3 Amp pode ser utilizada para carregar essa mesma bateria, caso haja necessidade de uma carga um pouco mais rápida?
- No meu entendimento e falando de uma maneira simploria, carregador inteligente é um equipamento que pode ser deixado ligado ininterruptamente sem me preocupar com a carga total da bateria, pois ele fara isso automaticamente, ligando e desligando conforme a bateria va perdendo carga.
O meu entendimento está correto?
Agradeço
............................................................................................................................................
Junior - Sulton Enviada: Sex Jun 05, 2009 6:31 pm Assunto:
Localização: Campo Largo
Boa tarde senhor Ademar,
Sim, o seu entendimento esta correto com alguma ressalva. A saída auxiliar do carregador, fornece a capacidade total do equipamento. Ou seja, pode chegar até os 2A. Então se a bateria da moto que é de 14A estiver bem baixa, o carregador irá fornecer 2 A por um período grande. Para vida útil da bateria o ideal é que ela seja carrega no máximo com 10% de sua carga. Por isso limitamos a saída da bateria em 700mA que é os 10% da bateria proposta. Mas não estou afirmando que irá danificar sua bateria, até porque como o senhor lembrou, esta fazendo carga de manutenção.
É comum usarmos esse carregador para manter a carga de baterias de carro, com seus 42A. Pode usar tranquilamente o equipamento para essa finalidade!
Estamos a total disposição para mais esclarecimentos. Se quiser, pode entrar em contato pelo meu e-mail junior@sulton.com.br
Abraço,
Junior
.....................................................................................................................................

Bem, se alguém estiver interessado....mãos a obra....vale a pena....
Comprei o meu aqui num representante da minha cidade...o site da empresa é http://www.sulton.com.br/ , lá tem os representantes em diversas cidades do país...
PS: Não encontrei nada no mercado com as mesmas carasterísticas de funcionamento e qualidade, por menos de R$ 180,00...
Vão aí algumas fotos do equipamento e da adaptação na CBR1000....
A caixa original que eu separei ao meio para acondicionar os cabos...





O Cabo para ligação diretamente na bateria de qualquer moto...


O cabo especial com o Jack macho, para ligação na CBR1000


O Jack fêmea instalado na CBR1000...




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Robson Marcelo



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Moto : CBR 1000 F
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MensagemAssunto: Re: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CBR 1000F..   Sab 06 Mar 2010, 00:22

Helder, Luiz e Mussa..

Nada como passar na comunidade pra aprender um pouco com os mestres...
Cada vez mais me surpreendo com os conhecimentos dos membros, parabéns!!
Cada resposta uma aula!!!

Valeu galera!
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DarkD



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MensagemAssunto: Re: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CBR 1000F..   Dom 14 Mar 2010, 15:05

Véio Mussa escreveu:
Luiz Carlos escreveu:
Véio Mussa escreveu:
A iluminação dos intrumentos da minha está boa........Mas o farol dela é que eu acho fraquinho...alguém já trocou as lâmpadas por outras mais fortes e que não seja xenon?
Mussa, sugiro que vc verifique a potência das suas lâmpadas, porque no manual diz que as originais são de 60/55w, mas constam também as de 45/45w como sendo "opcionais". De repente, né ? rsrs

Luiz....
Tenho o manual original da minha e lá diz que as lâmpadas são 45X45W, que são as que estão nela.

A tua tem de 60X55 instaladas???

Mussa tudo bem? Vi que vc tem o manual da mila... será que teria como vc fazer uma cópia desse manual para mim? Se possivel me envia mensagem pessoal para acertarmos tudo.. forte abraço.
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Robson Marcelo



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MensagemAssunto: Re: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CBR 1000F..   Ter 06 Abr 2010, 01:10

Galera...


Não sei se fiz bem ou não, mas em vez de trocar a bateria da Mila..que (segundo o mecânico) está boa. Comprei cabos de tranferência de carga (famoso cabo de Chupeta) e paguei 30 reais.

Meu mecânico disse q se não carregar a bateria andando, não tem problema transferir carga, desde q ela não esteja sem água.

Mas parece q tem descarregado mais rápido, depois q comecei transferir carga, do carro pra moto, 2 a 3 dias já fica sem carga.

A resposta parece óbvia, mas acham q a bateria tá indo pro saco???

Tenho andado muito pouco, por causa das chuvas..

E aí?
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Marco Aurélio



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MensagemAssunto: Re: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CBR 1000F..   Ter 06 Abr 2010, 13:27

Pessoal, pude perceber que muitas milas do forum estão com a rabeta (paralama traseiro) curto.
Pergunto, é cortado ou tem algum adaptador para os piscas e a placa que seja instalado no lugar.
E se for cortado, em qual medida que é o corte? e como fica a luz da placa?
Agradeço a força e grande abraço.
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Luiz Carlos



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MensagemAssunto: Re: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CBR 1000F..   Qua 07 Abr 2010, 20:27

O para lamas da minha eu cortei, mas guardei o pedaço que sobrou e também o conjunto de iluminação da placa. Quando quiser recolocá-los no lugar é só adaptar um novo suporte, prender o conjunto e pronto, volta tudo a ser original, de novo. he he

A luz da placa sumiu. rs
Como eu dificilmente viajo à noite com a moto, nem me preocupei com esse "detalhe". rs

A altura do corte fica à gosto do "freguês". Na minha eu cortei bem na linha da parte do reforço. Coube a placa direitinho.
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Marco Aurélio



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MensagemAssunto: Re: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CBR 1000F..   Qua 07 Abr 2010, 21:46

Luiz, eu pensei em fazer isto mas dá uma dó danada.
Pensei também em colocar uma lâmpada por baixo da lanterna traseira acho que daria certo.
Grande abraço
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Luiz Carlos



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MensagemAssunto: Re: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CBR 1000F..   Qua 07 Abr 2010, 23:02

Eu também estava com dó, até o término da 2ª caipirinha. rs
Depois de cortado, mais outra caipirinha......
.......a 3ª, p/ comemorar o novo VISUAL (mais agressivo) da moto. he he he he
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Gafanhoto



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MensagemAssunto: Re: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CBR 1000F..   Qua 07 Abr 2010, 23:15

Marco Aurélio, comprei a minha já com o para-lama cortado e com luz da placa que vem das lampadas da lanterna...veja fotos.

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Luiz Carlos



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MensagemAssunto: Re: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CBR 1000F..   Qua 07 Abr 2010, 23:44

Mudando de alhos p/ bugalhos......

Minha CBR apresentou problema elétrico no último final de semana. Agora ela não quer mais saber de dar a partida pelo botão "start"...........só direto pelo relé, mas o motor não pega. Deve estar faltando corrente elétrica na ignição.

O estranho é que, c/ marcha engatada, a luz do neutro acende ao apertar o botão de start, ou apertando o manete da embreagem. Indoidô de vez. rs

Alguém já teve algum problema parecido ?
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Gafanhoto



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MensagemAssunto: Re: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CBR 1000F..   Qui 08 Abr 2010, 00:17

Luiz Carlos, tá parecendo aqueles carros antigos (corcel, opala, etc.) quando vc pisa no freio acende a luz de seta e apaga todo o resto das luzes...rsrs
Fora a brincadeira, acredito ser falta de aterramento ou oxidação de algum terminal na fiação dentro do painel ou chaves de comando no guidom. Experimente desmontar e limpar os contatos.
Abraços,
Luiz Gafa
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Gafanhoto



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Localização : Campinas SP
Moto : CBR 1000F 93
Inscrito : 23/10/2009

MensagemAssunto: Re: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CBR 1000F..   Qui 08 Abr 2010, 01:09

Marco Aurelio, acho que agora consegui postar as fotos do corte do para-lama.



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GTGEO



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MensagemAssunto: Re: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CBR 1000F..   Qui 08 Abr 2010, 01:43

Luiz veja aquele relê que fica do lado direito da bateria se está tudo ok. Depois veja em baixo do banco se os fios que entram no retificador estão esquentando (entrando em curto), na minha começou a ficar o painel aceso direto e dar pane por esse motivo, daí refiz a ligação dos fios coloque um conector de cerâmica (suporta calor), troquei o relê e pronto perfeito.
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MensagemAssunto: Re: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CBR 1000F..   Hoje à(s) 05:31

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PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CBR 1000F..
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