InícioInício  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  

Compartilhe | 

Dicas para iniciante!?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Marcio Adilson

Moto : CBR1000F - 93
Inscrito : 14/06/2009

MensagemAssunto: Dicas para iniciante!?   Ter 16 Jun 2009, 20:11

Dae colegas do forum, sou novato, estou fechando negocio de compra de
uma CBR1000F - 93, e me preocupa o fato dela ter um ano um pouco baixo,
o estado da moto tá show, com 48.000km... essas motos costumam dar mais
manutencao com o tempo?
To precisando de umas dicas de pilotagem para iniciantes, o que poderiam me recomendar?

abraços
marcio adilson
chapeco-sc
Rubmar

Moto : V-Strom 650 2011 e CBR 1000 F 1996
Inscrito : 03/05/2008

MensagemAssunto: Re: Dicas para iniciante!?   Ter 16 Jun 2009, 21:51

Marcio Adilson escreveu:
manutencao com o tempo?
To precisando de umas dicas de pilotagem para iniciantes, o que poderiam me recomendar?

abraços
marcio adilson
chapeco-sc

"Dicas de pilotagem para iniciantes" quer dizer o quê?
Que é sua primeira moto?
Se for assim, sugiro que vc deixe a Mila um pouco guardada e treine bastante em motos menores, pois além de muito potente, a 1000F é também muito pesada (para iniciantes).
Veja bem, isso é uma opinião pessoal minha: acho que vc deve treinar, pelo menos numa 500 cc antes de subir numa Mila.
Parabéns pela nova aquisição, caso feche negócio. Você estará comprando uma "senhora" moto (se estiver bem conservada).
Enjoy!
Marcio Adilson

MensagemAssunto: Iniciante na Mila   Ter 16 Jun 2009, 23:13

Rubmar,
valeu pela atençao prestada, nao sou tao iniciante assim, quis dizer iniciante na CBR1000 bem como também no forum. Tenho moto fazem uns 12anos, e atualmente tenho uma falcon (fazem uns 3anos), com esta falcon já viajei muito, última viagem foram mais de 3.700km, por isso o meu interesse numa moto maior para grandes viagens e a CBR1000 me parece uma moto boa para isso.
Dicas em específico, sao tipo... entradas em curvas, dicas de segurança, manutençoes basicas...

Com toda certeza vou devagar no inicio que sei que a moto é muito forte, por isso meu interesse.

Valeu.
maicone italiano

Inscrito : 18/06/2009

MensagemAssunto: Re: Dicas para iniciante!?   Sex 19 Jun 2009, 05:28

Marcio Adilson escreveu:
manutencao com o tempo?

abraços
marcio adilson
chapeco-sc
ola amigo umas das dicas q posso dar pra vc é,mesmo sabendo q vc nao e cabaço em moto,como vc mesmo diz.mas essa ae é tudo uma outra moto é claro, o segredo é porinquanto ir manero porq se na falco vc curvava a 60 graus, nessa ae vai querer encostar o cutuvelo na br.CUIDAO ,acumula nela bastante kms primeiro ae um pouco da experiencia vem automatico.abrcs euma milona nervosa...:brab:
Luiz Carlos

Moto : CBR 1000F ano 90
Inscrito : 19/01/2008

MensagemAssunto: Re: Dicas para iniciante!?   Sex 19 Jun 2009, 16:19

Marcio, muito cuidado nas trocas das marchas + pesadas (de 1ª p/ 2ª e de 2ª p/ a 3ª ) quando nas famosas "esticadas". A minha empinou comigo, em 3ª marcha, quando eu ainda não a conhecia direito. Foi um susto da porra, principalmente pq meu filho estava na garupa. rsrs

A dica é não esticar muito as marchas, no início, até vc se acostumar bem c/ a "estupidez" do motor, principalmente quando estiver c/ garupa. he he

Outra dica importante é que, na hora de fazer as curvas "fechadas", (de baixa velocidade), essa moto requer um maior "esforço" do piloto, nas inclinações, em comparação c/ outras motos mais leves e c/ pneus mais estreitos.

No início parece até que ela não vai fazer as curvas, mas depois vc acaba se acostumando e aí vai poder usufruir de toda a sua estabilidade, tanto nas curvas como nas retas.

É isso aí...........de resto é uma puta moto.

Parabéns pela escolha e seja muito feliz com ela.
RONALDO

Moto : CBR 1000 F - ANO 90
Inscrito : 28/01/2009

MensagemAssunto: Re: Dicas para iniciante!?   Sex 19 Jun 2009, 21:02

MARCIO MEU AMIGO..
seja bem vindo.. e pelo que voce reparou tem gente aqui bem "treinada" na mila..
quanto ao ano da sua moto.. relaxe.. pois a minha é a mais velhinha do forum..mas confio mais nela do que numa honda zero km..que acabei de vender...
basta se acostumar com o peso..
quanto as dicas.. certamente não é moto para principiantes ( pois tô cansado de ver principiantes que compra as RR zero Km e se matam na primeira esticada) .. vá com calma.. mas nas curvas com um pouco mais de velocidade use a tecnica da meia-bunda no banco e a outra metade pra fora.. a mila deita que é uma beleza e a diversao é garantida..
abraços e boa sorte
Dias

Inscrito : 24/02/2008

MensagemAssunto: Re: Dicas para iniciante!?   Sab 20 Jun 2009, 13:49

Grande Márcio,
como você pode perceber, os amigos estão sempre mencionando cuidado na curva.
E é isso mesmo, viu. A cautela maior deve ser ao fazer curvas. Primeiro você deve conhecer bem a motoka, porque senão, passa reto...
E isso já aconteceu comigo. Entrei muito rápido na curva e fui parar no acostamento, com as pernas bambas.
ABRAÇO.
FRANÇA

Moto : CBR 1000F ano 1995 vermelha e branca
Inscrito : 17/05/2009

MensagemAssunto: Re: Dicas para iniciante!?   Dom 21 Jun 2009, 13:47

Boa Tarde, Márcio!

Há exato 1 ano atrás adquiri uma CBR 1000F ano 95. Minha experiência de pilotagem era de rx 125, DT 180, CB 450, VULCAN 750, e depois fiquei 8 anos sem saber o que era pilotar qualquer tipo de moto, ou seja, nunca havia "trepado" numa moto esportiva de alta cc. O que fiz?? Pulava da cama nos finais de semanas bem cedo e, com o trânsito bem tranquilo na cidade, comecei a dominá-la em baixas velocidades, com manobras e trocas de marchas na maior calma possível. Depois, meti a MILA na estrada (também com pouco movimento). De lá para cá venho, aos poucos, venho me aperfeiçoando no domínio da máquina. Na verdade ainda não tive oportunidade de fazer uma grande viagem, mas, enquanto isso, venho curtindo a MILA na maior prudência e responsabilidade possível. Só tenho que me policiar e não me deixar seduzir pelo ronco (meti uma 4x2 SARACHÚ), senão, não saberia a hora de "desacelerar" a máquina.
BOA SORTE!!!!!!!!!!!!!!!!

- J. E. FRANÇA -
Alysson

Moto : CBR 1000F - Ano 1991
Inscrito : 12/08/2009

MensagemAssunto: Re: Dicas para iniciante!?   Seg 24 Ago 2009, 20:26

Ai pessoal tb sou novo no mundo das milas e confesso que a moto é um pouco mais dificil de pilotar doque a 500cc que tinha, mas estou muito contente com minha moto.!! Gostaria de algumas dicas para a troca de marcha pois acho um pouco dificil engatar 1,2 e 3ª marcha nessa moto em baixa velocidade!!! Outro sim estou pegando o jeito mas a moto realmente é bem pesada e para fazer curvas estou tendo um pouco de dificuldade tb..rsrsrs. Mas estou amando a motoca.!!!
Rubmar

Moto : V-Strom 650 2011 e CBR 1000 F 1996
Inscrito : 03/05/2008

MensagemAssunto: Re: Dicas para iniciante!?   Ter 25 Ago 2009, 19:42

Alysson escreveu:
Ai pessoal tb sou novo no mundo das milas e confesso que a moto é um pouco mais dificil de pilotar doque a 500cc que tinha, mas estou muito contente com minha moto.!! Gostaria de algumas dicas para a troca de marcha pois acho um pouco dificil engatar 1,2 e 3ª marcha nessa moto em baixa velocidade!!! Outro sim estou pegando o jeito mas a moto realmente é bem pesada e para fazer curvas estou tendo um pouco de dificuldade tb..rsrsrs. Mas estou amando a motoca.!!!

Olá, Alysson, bem vindo ao Fórum e ao 1000F World.
Realmente desconheço "dicas" pra se engatar 1a., 2a. ou 3a. em baixa velocidade (e rotação) que não sejam apertar a embreagem...
Tem que ver se sua moto não está com a embreagem "enforcada".
Quanto às curvas, é treino, treino e treino mesmo!
Quanto a amar a motoca, não é novidade pra nós que temos uma Mila!
KKKKKKKK Abraço e boas curvas!
Alysson

MensagemAssunto: Re: Dicas para iniciante!?   Ter 25 Ago 2009, 21:46

Valeu Rubmar, vou levar minha mila no mecânico para verificar a embreagem.. e quantos as curvas vou continuar treinando até porque treinar numa mila não é nenhum sacrificio.KKKKK

Grande Abraço.
Véio Mussa

Moto : CBR 1000 F
Inscrito : 27/11/2007

MensagemAssunto: Re: Dicas para iniciante!?   Qua 26 Ago 2009, 11:14

Marcio Adilson escreveu:
manutencao com o tempo?

abraços
marcio adilson
chapeco-sc

Marcio....
Para pegar a manha das curvas com ela, é só você vir me visitar. Aqui na serra gaúcha só tem curvas e você aprende rapidinho.
Quanto a manutenção, dependendo de como você anda, ela dá pouquissima manutenção.

Abraço
Véio Mussa

Moto : CBR 1000 F
Inscrito : 27/11/2007

MensagemAssunto: Re: Dicas para iniciante!?   Qua 26 Ago 2009, 11:27

Alysson escreveu:
Valeu Rubmar, vou levar minha mila no mecânico para verificar a embreagem.. e quantos as curvas vou continuar treinando até porque treinar numa mila não é nenhum sacrificio.KKKKK

Grande Abraço.
Alysson....
Um macete que ajuda é fazer as marchas por volta das 4.000rpm, sem deixar que o giro caia muito no momento da troca...

Outro fato é um macete que descobri por acaso na minha.

A algum tempo atraz a minha começou a ficar ruim de trocar marchas e depos de sofrer por alguns dias, descobri que o defeito era uma coisa bem simples.

Era simplesmente falta de manutenção do pedal do câmbio.

A graxa do eixo, com as lavagens e falta de limpeza, virou uma pasta, quase uma cola. Com isso, ao fazer a troca das marchas, o esforço inicial era maior do que o correto e quando trocava, era de vez, com um tranco involuntário.

O próprio parafuso que prende o pedal ao eixo, se muito apertado, pode causar o mesmo efeito....

Resumindo....tirei o pedar, limpei, lubrifiquei com graxa branca(essa de lubrificar correntes) por ela aguentar melhor a ação da água, apertei o parafuso com o torque correto e a moto voltou ao normal...o câmbio ficou show...
É claro que depois dessa, faço a limpeza seguidamente....hehehehe

Dá uma olhada na tua antes de qualquer coisa....quem sabe o defeito não seja o mesmo....

PS: Aproveite e veja também o estado o óleo da embreagem, que é o mesmo dos freios.
É comum ele absorver umidade e perder suas características a pondo de em alguns casos virar algo bem parecido com vaselina dentro das mangueiras, principalmente nas partes de baixo. Isso faz com que o acionamento da emnreagem não seja o correto....por isso ele deve ser trocado seguidamente.....

Para fazer a troca, dá uma olhada nesse tópico.... http://www.hondacbrbrasil.com/tutoriais-dicas-etc-f13/dicas-para-sangria-e-troca-do-fludo-dos-freios-embreagem-t164.htm , o esquema é o mesmo...

Abraço
Marcio Adilson

MensagemAssunto: Re: Dicas para iniciante!?   Qua 26 Ago 2009, 12:27

Veio Mussa,
Valeu pelo convite, pode crer que qualquer hora vou aparecer mesmo aí por Caxias, pois essa rota sempre esta no nosso roteiro de viagens e de vez por quando isso tem acontecido.
Nao fique contando muita vantagem das curvas da sua regiao, pois por aqui no oeste catarinense nao fica muito pra tras nao....hehe
Até entao, com minha moto anterior, a Falcon, tava faceiro, já que as viagens nao eram muito longas, além de sc e rs, depois de uma viagem com ela pra Campo Grande ví a necessidade de uma moto maior... aí já viu né...!

valeu pelas dicas experientes que tem nos passado, levo muito isso em consideraçao e isso facilita muito nosso aprendizado!

Qualquer hora te visitarei em Caxias.

Abraço!

Márcio Adilson
msn: mar_adilson@hotmail.com
Chapecó - SC
DarkD

Moto : CBR 900 RR
Inscrito : 05/04/2008

MensagemAssunto: Re: Dicas para iniciante!?   Qui 27 Ago 2009, 13:26

Amigos...

Acredito que nesse tópico cabe a sugestão da aquisição da Revista Motociclismo deste mês, pois nela está encartada um guia sobre pilotagem com segurança, é um guia de 70pag. muito interessante.

Recomendo tanto para iniciantes quanto experientes.

Boas curvas. Abraço.
RONALDO

Moto : CBR 1000 F - ANO 90
Inscrito : 28/01/2009

MensagemAssunto: Re: Dicas para iniciante!?   Sab 29 Ago 2009, 08:57

ensina como andar a 40Km/h com segurança ? hehehehehhe tô só passeando com minha mila..
Alysson

MensagemAssunto: Re: Dicas para iniciante!?   Sab 29 Ago 2009, 19:07

Veio Mussa,

Valeu pelas dicas estarei verificando esse itens na minha moto e depois informo se resolveu o problema.!!! Muito Obrigado.
Alysson

MensagemAssunto: Re: Dicas para iniciante!?   Seg 07 Set 2009, 18:10

Veio Mussa
Fiz a lubrificação do pedal de cambio melhorou muito mesmo!!!.... Mas notei que a fluido da embreagem esta baixo ou seja um pouco abaixo do LOWER!! Qual a correta posição para verificar o nivel do fluido?? Outro sim posso simplismente completar o nivel? Verifique o sistema e não notei vazamentos.!! Por favor se puder compartilhe sua experiencia.!!

Grande Abraço.

Véio Mussa escreveu:
Alysson escreveu:

Grande Abraço.
Alysson....
Um macete que ajuda é fazer as marchas por volta das 4.000rpm, sem deixar que o giro caia muito no momento da troca...

Outro fato é um macete que descobri por acaso na minha.

A algum tempo atraz a minha começou a ficar ruim de trocar marchas e depos de sofrer por alguns dias, descobri que o defeito era uma coisa bem simples.

Era simplesmente falta de manutenção do pedal do câmbio.

A graxa do eixo, com as lavagens e falta de limpeza, virou uma pasta, quase uma cola. Com isso, ao fazer a troca das marchas, o esforço inicial era maior do que o correto e quando trocava, era de vez, com um tranco involuntário.

O próprio parafuso que prende o pedal ao eixo, se muito apertado, pode causar o mesmo efeito....

Resumindo....tirei o pedar, limpei, lubrifiquei com graxa branca(essa de lubrificar correntes) por ela aguentar melhor a ação da água, apertei o parafuso com o torque correto e a moto voltou ao normal...o câmbio ficou show...
É claro que depois dessa, faço a limpeza seguidamente....hehehehe

Dá uma olhada na tua antes de qualquer coisa....quem sabe o defeito não seja o mesmo....

PS: Aproveite e veja também o estado o óleo da embreagem, que é o mesmo dos freios.
É comum ele absorver umidade e perder suas características a pondo de em alguns casos virar algo bem parecido com vaselina dentro das mangueiras, principalmente nas partes de baixo. Isso faz com que o acionamento da emnreagem não seja o correto....por isso ele deve ser trocado seguidamente.....

Para fazer a troca, dá uma olhada nesse tópico.... http://www.hondacbrbrasil.com/tutoriais-dicas-etc-f13/dicas-para-sangria-e-troca-do-fludo-dos-freios-embreagem-t164.htm , o esquema é o mesmo...

Abraço
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Dicas para iniciante!?   Hoje à(s) 04:56

Dicas para iniciante!?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Europa - Dicas para uma viagem de moto
» Dicas para pilotagem
» Dicas para comprar moto usada
» Dicas para montagem do motor boxer.
» Dicas para usar Xenon em motos de baixa cilindrada

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
HONDA CBR BRASIL - www.hondacbrbrasil.com :: MODELOS CBR CLÁSSICAS :: CBR 1000F-
Ir para: