InícioInício  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  

Compartilhe | 

ALTA TEMPERATURA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
flavio ferreira

Inscrito : 03/04/2008

MensagemAssunto: ALTA TEMPERATURA   Qui 03 Abr 2008, 10:08

GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇAO ACABEI DE COMPRAR UMA CBR 1000F ANO 93 E NOTEI QUE ELA TRABALHA QUASE FERVENDO E NORMAL FICAR TAO QUENTE ASSIM TEM ALGO A SER FEITA GRATO PELO AUXILIO VALEU
http://FLAVIO.MAMUTE@YAHOO.COM.BR
Véio Mussa

Moto : CBR 1000 F
Inscrito : 27/11/2007

MensagemAssunto: Re: ALTA TEMPERATURA   Qui 03 Abr 2008, 10:34

Flávio......
Desculpe mas não dá para saber qual sua definição exata de "quase fervendo".
No entanto vou colocar aqui alguns parâmetros de funcionamento da minha, observando apenas o marcador de temperatura, medições que acredito sejam normais, já que minha moto está funcionando perfeitamente e sempre foi assim desde que a comprei e segundo os mecânicos a temepratura dela também é normal.
Vamos lá.....
Em viagens de estrada o marcador de temperatura, mesmo em dias quentes, mal se move. Em medidas mais precisas, o pontiro se move no máximo 3 ou 4 mm.
Já no trânsito da cidade, a coisa muito bastante. Ao rodas no trânsito pesado, com muitas paradas, o ponteiro chega seguidamente no meio do mostrador e as vezes até passa do meio. No entanto quando isso ocorre, o ventilador eletríco é acionado para manter a temperatura próxima do meio.
Aliás, o sistema de refrigeração dessa moto tem que ter uma atenção constante, tanto nas mangueiras, quanto no nível do fluído refrigerante (não é água pura) do radiador e do reservatório de fluido, que fica no lado direito da moto um pouco abaixo da bateria.
Não sei se você já fez esse procedimento, em todos os casos, para verificar o nível do reservatório e necessário retirar a tampa lateral direita. Para verificar o nível do radiador tem que retirar uma pequena tampa da carenágem superior, também do lado direito.

Lembro que o fluído de refrigeração tem que ser trocado periodicamente (é o mesmo fluído utilizado nos carros)...

Não sendo isso, podem ser outros problemas mais sérios como lubrificação, mistura ar/combustível muito pobre, velas com especificação errada etc....Aí só um mecânico para te informar....
Espero ter ajudado...
Abraço
Luiz Carlos

Moto : CBR 1000F ano 90
Inscrito : 19/01/2008

MensagemAssunto: Re: ALTA TEMPERATURA   Qui 03 Abr 2008, 12:27

Uma sugestão:

1 - Com o motor frio, verifique o nível da água e complete, se necessário.

2 - C/ a moto parada, mantenha o motor ligado até a ventoinha entrar em funcionamento.

3 - Observe a posição do ponteiro do marcador de temperatura, nesse instante.

4 - Se ele estiver em 1/2, ou um pouco acima disso, indica que o termômetro está marcando corretamente.

5 - Se estiver "bem" fora disso, indica que deve haver problemas em algum componente e, nesse caso pode ser:

a) Cebolão (automático de acionamento da ventoinha)
b) Termômetro (cebolinha da água)
c) Aferição incorreta do ponteiro indicador de temperatura.
d) Pequeno vazamento de água no sistema.

NB: Às vezes, esse vazamento é tão pequeno que a água sequer chega a escorrer. Com o calor do motor, ela evapora antes mesmo de pingar no chão. Nesse caso é bom verificar o nível da água em intervalos bem mais curtos que o recomendado pelo fabricante e numa primeira oportunidade, com o motor frio, injetar ar comprimido pelo bocal do reservatório, verificar o(s) ponto(s) de vazamento e providenciar o reparo, o mais breve possível.

Espero ter ajudado.

Boa sorte !
EdsonCBR
Admin

Moto : CBR600F
Inscrito : 18/08/2007

MensagemAssunto: Re: ALTA TEMPERATURA   Qui 03 Abr 2008, 12:52

Véio, sobre as mangueiras, existe alguma forma além da inspeção visual para definir o estado de conservação das mesmas? As minhas estão completando 10 anos... Tu já trocou alguma vez essas mangueiras??

abraço

Edson
http://www.hondacbrbrasil.com
Véio Mussa

Moto : CBR 1000 F
Inscrito : 27/11/2007

MensagemAssunto: Re: ALTA TEMPERATURA   Qui 03 Abr 2008, 21:27

A melhor maneira de verificar o estado delas é apertando com as mãos mesmo e verificar se elas estão com a elasticidade normal ou ressecadas, com rachaduras ou algo parecido.
Vale lembrar que elas são bem resistentes, normalmente só dão problemas no caso de superaquecimento.
Não troquei da minha ainda porque elas estão boas, além do que comprei essa moto a pouco tempo e não sei se elas tinha sido trocadas recentemente....
Abraço
Dias

Inscrito : 24/02/2008

MensagemAssunto: Re: ALTA TEMPERATURA   Ter 29 Abr 2008, 23:40

Flavio, a minha CBR 1000F é 94. Também comprei recentemente, faz uns 03 meses - ainda estou aprendendo com ela (antes eu tinha uma CBX 750). Nos primeiros dias que estava com ela, a temperatura do motor me chamou a atenção.
É que certa vez, quando fui dar uma voltinha com meu filho, em baixa velocidade, ao parar a moto para entrar na garagem, o ponteiro marcador estava quase no vermelho e logo em seguida ouvi o barulho da água fervendo no reservatório do radiador. Me assutei. Esperei esfriar e depois verifiquei o nível da água do reservatório. Foi aí que percebi que havia só água, sem fluído.
Levei a motoka à oficina e mandei fazer o procedimento de limpeza e troca da água do radiador, adicionando-se o fluído. Ela melhorou, mas ainda acho que está trabalhando com a temperatura alta.
Andando na estrada, a temperatura do motor se comporta igual à moto do Véio Mussa. Já na cidade, a temperatura sobe, o ponteiro passa do meio do relógio marcador, em especial, quando paro nos sinais semafóricos.
Por esses dias, com a chave de ignição ligada - mas com o motor desligado - ao manobrar a moto dentro da garagem da minha casa, percebi que a ventuinha liga apenas quando eu esterso o guidon para os lados. Quando eu coloco o guidon em linha reta, a ventuinha desliga. Honestamente nao sei dizer se isso acontece também com o motor funcionando.
Vou levar a moto para meu mecânico, ele acha que está ocorrendo algum curto.

Será que o fato de quando o motor não está funcionando a ventuinha ligar somente com o guidon virado para os lados é normal?

Amigos proprietários da CBR façam um teste: quando o motor estiver quente e a ventuinha funcionar, desliguem o motor e, depois, liguem somente a chave, matenham o guidon reto e, em seguida, estersem para os lados. Observem se a ventuinha pára de funcionar quando a guidon estiver na linha reta.

Obrigado.
Tony Roma

Moto : CBR 1000F (vendida)

MensagemAssunto: Re: ALTA TEMPERATURA   Qua 30 Abr 2008, 10:11

Olá, Dias!!
Seja bem vindo ao fantástico mundo CBR 1000F!!
É uma tendência natural proprietários da CBX 750F migrarem p/ a "Milla". Aqui no Forum, já temos vários exemplos...
Essa moto aquece bastante em uso urbano e a ventoinha é acionada sempre que a temperatura ultrapassa o meio do marcador. Em condições extremas de trânsito..'anda e pára' o ponteiro se aproxima do vermelho sim.
Qto ao fato de virar o guidon c/ a chave ligada e a ventoinha tiver funcionamento intermitente, creio que haja algum problema pois isso não acontece na minha atual e nunca aconteceu na outra CBR que tive.
Veja c/ seu mecânico o que pode estar ocorrendo, ok?!

Abraxx,
Dry

Moto : CBR 1000 F 96
Inscrito : 17/05/2009

MensagemAssunto: Re: ALTA TEMPERATURA   Sex 31 Jul 2009, 15:40

O reservatório ao lado da bateria da minha CBR fica sempre vazio ! É normal ? Alguém sabe informar ?
Luiz Carlos

MensagemAssunto: Re: ALTA TEMPERATURA   Sex 31 Jul 2009, 18:42

Reservatório de água ? Ao lado da bateria ? Eu nem sabia que existia isso. rsrs

Desde que comprei a minha, há 2 anos atrás, nunca completei, nem troquei o líquido refrigerante. De vez em quando eu tiro aquela tampa lateral direita, ao lado do painel e vejo o nível por alí. Será que eu estou vacilando ? rsrs

Outra curiosidade minha à respeito desse modelo:

No catálogo de peças, parece que eu ví uma válvula termostática, mas não sei se a minha moto possui essa válvula. Acho muito estranho a temperatura dela ficar quase no "zero" do marcador, quando ando c/ ela na estrada, mas pelo que acabei de ler nos outros posts é assim mesmo. Tá certo, ou tá errado ?
joão paulo
Moderador

Moto : PAngaré, 100km com 1 L de água!!!LOL
Inscrito : 31/12/2007

MensagemAssunto: Re: ALTA TEMPERATURA   Sex 31 Jul 2009, 18:59

ola luiz ,posso responder parte de sua duvida.
a respeito de não trocar a água[fluido].deve se trocar sim a cada 6/12 meses ou como vc achar melhor.eu na minha que é uma moto mais rr eu troco a cada 4 meses esgoto tudo e fasso uma mistura de 50% de água e 50%de fluido e a temperatura fica ok.
abraço amigo e espero que tenha ajudado

Moto : GSX R 750 2009
Inscrito : 24/03/2009

MensagemAssunto: Re: ALTA TEMPERATURA   Sex 31 Jul 2009, 20:15

Bah, eu já tive 2 CBR1000F, e elas esquentam bastante mesmo, chega bem pertinho do vermelho o ponteiro hehehhe
Luiz Carlos

MensagemAssunto: Re: ALTA TEMPERATURA   Sab 01 Ago 2009, 01:36

Pessoal, não sei se vcs me entenderam, mas a minha CBR 1000F trabalha com o motor quase "gelado", quando está na estrada. Pelo pouco que entendo de mecânica, sei que um motor frio não rende 100% e ainda consome mais combustível.
Tony Roma

MensagemAssunto: Re: ALTA TEMPERATURA   Sab 01 Ago 2009, 13:56

Luiz Carlos escreveu:
Pessoal, não sei se vcs me entenderam, mas a minha CBR 1000F trabalha com o motor quase "gelado", quando está na estrada. Pelo pouco que entendo de mecânica, sei que um motor frio não rende 100% e ainda consome mais combustível.

Lulu Xeriff, pára de tomar cerveja gelada em cima da Milla...vc está consumindo mais q ela... kkkkkkkkkkk
Dias

MensagemAssunto: Re: ALTA TEMPERATURA   Sab 01 Ago 2009, 16:53

Luiz Carlos, seguinte: O ponteiro de temperatura do motor da minha Milla, quando estou na estrada, estaciona para menos da metade do relógio medidor. Isso quando estou numa velocidade de +- 100 ou 120Km/h.
Em relação ao reservatório que fica próximo à bateria, na minha Milla, sempre deixo com água, no nível.
Abraço.
Dry

MensagemAssunto: Re: ALTA TEMPERATURA   Sab 01 Ago 2009, 18:40

Em relação ao ponteiro do marcador de temperatura, na minha moto ele não passa do meio, que é quando a ventoinha liga. No entanto, quando a velocidade é baixa sinto um grande calor nas pernas, chegando até mesmo a aquecer a parte frontal do banco, chegando a incomodar. De mais alguém é assim ?
Lodi

Moto : GSX R 750 2009
Inscrito : 24/03/2009

MensagemAssunto: Re: ALTA TEMPERATURA   Sab 01 Ago 2009, 19:39

a minha tbm é assim, tem de abrir as pernas até, hehehhe
Luiz Carlos

MensagemAssunto: Re: ALTA TEMPERATURA   Sab 01 Ago 2009, 19:44

Hoje finalmente fez sol aqui em SP e eu aproveitei p/ tirar as "teias de aranha" da minha princesinha. he he
Fomos almoçar em Jarinu/SP e mesmo rodando c/ o motor frio, a danadinha rende que é uma beleza. Um verdadeiro foguete sobre duas rodas !!! he he he

Qualquer dia desses vou fuçar no sistema de refrigeração p/ ver se encontro essa tal válvula termostática.
RONALDO

Moto : CBR 1000 F - ANO 90
Inscrito : 28/01/2009

MensagemAssunto: Re: ALTA TEMPERATURA   Qui 06 Ago 2009, 08:49

Senhores.. vale lembrar que temos uma 1000 cc e esta moto nao foi projetada para levar pacotes de um lado a outro da cidade..hehehe ou seja ela foi concebida para estradas.. a temperatura esquenta mesmo.. por isso recomendo uma esticadinha em estrada de vez em quando.. ela não esquenta nada.hehehehe
quanto a temperatura nas pernas.. é comum me encontrarem andando de luvas , jaqueta e bermuda...hehehehe
abraços
Dias

MensagemAssunto: Re: ALTA TEMPERATURA   Sab 08 Ago 2009, 00:21

Dry escreveu:
Em relação ao ponteiro do marcador de temperatura, na minha moto ele não passa do meio, que é quando a ventoinha liga. No entanto, quando a velocidade é baixa sinto um grande calor nas pernas, chegando até mesmo a aquecer a parte frontal do banco, chegando a incomodar. De mais alguém é assim ?

Hehe.... a minha também esquenta. Certa vez, levei meu filho de 6 anos para dar uma voltinha... fui bem devagar (40-50Km/h), vixi.... esquentou pra carái as pernas que até deixou um vermelhidão
Dry

MensagemAssunto: Re: ALTA TEMPERATURA   Qua 12 Ago 2009, 17:51

Acredito que o desenho da carenagem faça aumentar o calor, pois na CBX 750 Indy, que também tem carenagem integral o calor não incomoda tanto quanto na CBR. Aqui no Rio quando o calor passa de 25º C andar devagar é extremamente desconfortável. Será que todas as 1000/1100/1200/1300 são assim ?
Luiz Carlos

MensagemAssunto: Re: ALTA TEMPERATURA   Qui 13 Ago 2009, 11:04

Tô achando tudo isso muito estranho. he he he
A minha só esquenta quando pega trânsito intenso e mesmo assim, o ponteiro não passa do meio do marcador, momento em que a ventoinha é acionada automaticamente, e aí sim, dá p/ sentir um calor saindo pelos difusores laterais da carenagem. Fora isso, não sinto nenhum incômodo. Será que só a minha está c/ "defeito" ? rsrs
RONALDO

Moto : CBR 1000 F - ANO 90
Inscrito : 28/01/2009

MensagemAssunto: Re: ALTA TEMPERATURA   Qui 13 Ago 2009, 20:26

eu tô concordando com o tony.. acho que voce tá tomando cerveja gelada demais e tá deixando ela escorrer pra dentro da carenagem...hehehehehe
todas as altas cc esquentam... tenho um amigo de vmax.. que no transito ela fica suando na moto..hehehe
Luiz Carlos

MensagemAssunto: Re: ALTA TEMPERATURA   Qui 13 Ago 2009, 23:35

Vcs estão é me deixando confuso, isso sim !

De hoje em diante, quando estiver passeando de Milla, vou tomar só cerveja quente e vamos ver no que vai dar. rsrs

PS: Também, né.........quem manda vcs comprarem motos velhas ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

a minha deve ser a mais velhinha de todas.........(1990) he he he he
alex red moreira

Inscrito : 23/01/2008

MensagemAssunto: Re: ALTA TEMPERATURA   Sex 14 Ago 2009, 09:35

Dry escreveu:
Acredito que o desenho da carenagem faça aumentar o calor, pois na CBX 750 Indy, que também tem carenagem integral o calor não incomoda tanto quanto na CBR. Aqui no Rio quando o calor passa de 25º C andar devagar é extremamente desconfortável. Será que todas as 1000/1100/1200/1300 são assim ?

todas as motos carenadas são assim mesmo, quando esquentam,
sai de baixo icon_legal
Tony Roma

MensagemAssunto: Re: ALTA TEMPERATURA   Dom 16 Ago 2009, 23:51

Mr. Red... vc quis dizer: 'sai de cima'...né?! rsrsr
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: ALTA TEMPERATURA   Hoje à(s) 13:20

ALTA TEMPERATURA
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Tinta Spray Thermotec Alta Temperatura 1093ºc (Solução para nossos problemas)
» ANTES E DEPOIS/ Pintura de escapes em tinta de alta temperatura.
» Spray Preto Fosco Alta Temp. DICAS
» Pintar as tampas do motor!!! Duvidas???!!! Urgente!!!
» Limpeza de motor para pintura - limpar - pintar

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
HONDA CBR BRASIL - www.hondacbrbrasil.com :: MODELOS CBR CLÁSSICAS :: CBR 1000F-
Ir para: