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 "Nova" CBR 450 1991

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TOMBROWN



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MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Qua 29 Jun 2016, 16:55

Pois é  eu só achava na faixa de R$ 300,00 a 550,00 por ser rara eles mete a faça.  Daí sai perguntando vários vendedores de outras peças até achar esse. Mas verá que o preço dele não tá ruim em relação ao mercado.
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dathus



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MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Qui 30 Jun 2016, 15:31

a minha comprei no ebay paguei menos de 100 reais, ja com frete.

é a mesma da cbr 600 f1 hurricane

agora pra eu começar a fazer sei que deste ano nao passa mas ainda estou gastando em renovar os moldes das peças que ja faço. botão pisca tampa do porta fusiveis e os preços estao altos com vendas em baixa entao ta meio complicado. mas acredito que eu consiga vender a lente por menos de 100 e estou pensando em fazer um kit com lampada de led para o calor da lampada comun nao afetar a resina por uso prolongado!, e tb um tubinho de cola.. e um manual de como fazer a troca. essa é minha ideia!..
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TOMBROWN



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MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Qui 30 Jun 2016, 19:50

Ótima idéia Dathus muito  boa mesmo.
Eu procurei essa lente igual doido e só achava nesses pressos e guando achei  esse logo comprei foi o mais barato que achei.
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DanielGrupoInfomax



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MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Seg 04 Jul 2016, 09:49

Atualização de 03 de Julho de 2016

Bem, neste final de semana brincando um pouco aqui, dei uma mexida na moto, só para ver no que estou lidando e ter uma pequena noção do trabalho q vou ter. 

Como disse, logo que peguei a moto, a bateria estava marcando 5V. Dei uma pesquisada e, de acordo com o que li, um velho carregador de 12v e 3,5A é capaz de dar uma carguinha na bateria da motoca. Junto com um multímetro para monitorar, depois de menos de uma hora, a bateria já estava viva de novo...



... Pena que por pouco tempo. Explico em seguida!

Ao segurar a embreagem e dar partida, a luz do neutro e a luz vermelha do óleo (normal) do painel acenderam, e o motorzinho girou bom bastante vontade, mas em "falso", como se não "engrenasse".

Pelo que sei, a moto deve estar com problema na tal de placa de partida. Na minha primeira moto, lembro que quando isso acontecia, o meu mecânico da época dizia assim:

"Essa moto tem o motor muito pesado, daí ás vezes ela não pega mesmo, o motor de partida não tem força. Eu já troquei as escovinhas e não resolve. Mas assim, é só tu girar a roda dela dando uma empurradinha, que ela pega".

Sim, esse era o tipo de mecânico que eu tinha. Sorte que hoje em dia, eu não levo mais lá - ele abriu uma padaria.

Eu também não compro pão lá.

Enfim... Creio que minha próxima compra então, será uma placa de partida! Alguém com alguma experiência com aquelas de "centoepoucos" reais do mercado livre?

Um abraço e ótima semana á todos!
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dathus



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MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Seg 04 Jul 2016, 18:22

mrgreen mecanico dus baum em.. virou padeiro e vai queima rosca ate o fim heheheh

bom quando o motor de partida falha.. e o rele da aqueles tec tec.. ai sim vc engata a moto da uns empurradas para traz que o motor de arranque funciona.. ja nao é o caso da placa de partida..

mesmo assim ja ouvi dizer que isso tb da certo na placa de partida...

olha essa moto tem defeitos cronicos mas eu acredito que o maior deles é a falta de informação..
vamos pela logica.. a moto é antiga certo?? nao deveria 1 moto moderna ser mais complicada?? entao essa desculpa que alguns mecanicos dao é meio furada.. a moto é simples  e com o uso varias peças sofrem desgaste mas 1 mecanico qualquer nao vai saber nem oque é polegada quem dirá saber manusear um micrometro para medir os desgastes..


entao dai aparece 1 dos defeitos mais  pé no saco dessa moto.. a placa de partida! sinceramente eu nunca tinha ouvido fala nessa bendita ate ter uma cbr450. mas qualquer moto a partida eletrica tem alguma peça com a mesma função.

:( bom entao o primeiro passo para resolver o problema é saber como funciona. pode parecer chato ou informação desnecessária, mas com 1 pouco de informação que no minimo nao deixamos um suposto profissional passa a perna na gente. entao vamos la..

a placa de partida é 1 engrenagem acoplada no eixo virabrequim  dentro dessa engrenagem vao pequenos roletes empurrados por molas! esses roletes percorrem um caminho conico (lembra um mandril de furadeira. quanto mais aperta mais fecha)  esses roletes prendem em 1 engrenagem tb acoplada ao eixo e esta engrenagem fica solta no eixo! e ela vai ligar o motor de arranque a placa de partida.!!! ate ai blz..

entao quando novo todas as medidas das peças estao dentro do limite especificado no manual de serviços!, apos 20 anos tudo vai estar fora de medida ou ainda dentro do limite...

porque seria interessante saber disso????

isso explica que nao adianta vc trocar a placa de partida por 1 zero! se nao for rever todo o sistema responsavel pela partida!.. desde o motor de arranque.. engrenagem de partida.. bucha da engrenagem.. colo do eixo virabrequim.. roletes da placa .. parafuso que prende a placa... molas.. etc

como o mecanico apenas coloca 1 placa nova é possivel que funciona alguns meses.. ou as vezes dias.. e volte a dar o problema!! entao qual seria a solução?

:( apesar de ter falando 1 monte de coisa ai em cima a solução é simples.  ROLETES !!! e BUCHA DA ENGRENAGEM ... esses sao os vilões!.. nao precisa trocar a placa toda! nem a engrenagem! ainda mais se for por peças usadas..

tem que medir o colo da engrenagem(onde os roletes pegam), ver o desgaste e é coisa tao pouca que da ate raiva.. tipo 0,1mm, tipo deveria ser 54,20mm e esta 54,09mm.

sabendo o desgaste da engrenagem ai passa a medir o rolete.. que tb vai ter desgaste mas esses devem ser descartados e feitos novos roletes.. com a medida superior ao original ou seja pega a medida original soma a folga da engrenagem e faça eles maiores. ou seja se a folga é 0,1 e o diametro do pino é 15,1 faça ele com 15,2 após isso 1 tratamento de dureza! e pronto.

outro agravante para 1 desgaste prematuro do sistema de partida é a bucha da engrenagem. ela centraliza a engrenagem ao eixo se ela tiver acima da folga 0,02 ou 0,04 nao lembro direito. ela vai diminuir a vida util de todo o sistema.

parece complicado? é lendo assim é mas em resumo é mede tudo troca os roletes e a bucha!

entao compensaria fazer e nao comprar um novo? sim 100% melhor fazer do que compra novo... pois o novo nao espera que o resto do sistema esteja na medida! ja a peça que voce fará preve isso.

o gasto em media é menos de 100 reais.. 3 roletes e 1 bucha! Smile e adiôs problemas.!
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dathus



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MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Seg 04 Jul 2016, 18:24

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DanielGrupoInfomax



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MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Ter 05 Jul 2016, 14:18

Mto bem! como sempre, o sr dathus nos salvando!

Bem... vamos lá.

Tem algum passo a passo para desmontar a motoca e chegar nesta peça? eu já deixei ela semi-desmontada, é só questão de saber q parafuso tirar!
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dathus



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MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Ter 05 Jul 2016, 15:41

Smile desmonta é facil... solta tudo! hehehe por isso ninguem gosta dessa peça pois para troca-la tem que desmonta o motor inteiro.
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DanielGrupoInfomax



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MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Ter 05 Jul 2016, 16:44

dathus escreveu:
Smile desmonta é facil... solta tudo! hehehe por isso ninguem gosta dessa peça pois para troca-la tem que desmonta o motor inteiro.

Cruiz!

Tipo, demontar cabeçote, parte de baixo... tudo???
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dathus



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MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Ter 05 Jul 2016, 22:57

tudo... em cima em baixo tudo! :( nao tem como escapar
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MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Qua 06 Jul 2016, 12:21

barbaridade txê... aí não sei se sou capaz de fazer tudo em casa! principalmente pela questão de montar depois (torque correto nos parafusos, parafusos "elásticos", além de nunca ter desmontado motor de qualquer outra moto).
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MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Qua 06 Jul 2016, 12:35

Para lhe ser 100% sincero, agora me deu uma pontinha de medo. kkkkk

Não sei se não vou acabar levando no mecânico, porém, pelo histórico, este vai demorar mais de 1 mês só para me passar um orçamento (apesar do último serviço dele, na 450 que vendi, ter ficado ótimo).
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dathus



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MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Qua 06 Jul 2016, 17:02

a parte chata é ter as ferramentas para medir, e apertar. que sao baratas.. e depois ajusta as valvulas. mas tb nao é o bicho de 7 cabeças e os manuais explica tudo.

o ajuste dos balanceiros tb e chatinho mas tem ate video no youtube mostrando como fazer.. é montar e alinhar marcas.!

fora isso limpeza e caprixo garante o processo..

nao pense que o mecanico faz tudo como um cirurgião.. e muitos casos de sorte nao chegam aos meus ouvidos heheh entao acho que estou traumatizado com mecanicos mas da pra faze em casa sim. gastando 1/3 do que gastaria em mecanico.. apenas para comprar ferramentas! Smile
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MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Qui 07 Jul 2016, 11:01

Certo! então mestre, que ferramentas tu julga como indispensáveis para um cidadão que, só tem uma maletinha com as "principais" chaves catraca + uma fenda + uma philips? kkkk 

se duvidar, compro tudo via ML mesmo!
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dathus



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MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Qui 07 Jul 2016, 16:25

pra desmonta é facil... nao me lembro direito mas acho que  um jogo de chave pito resolve agora pra fechar o motor ai precisa de 1 torquimetro 

eu comprei um torquimetro... um micrometro... um jogo de calibre de laminas que tenha a lamina 0,02... 1 morsa e umas chaves avulsas tipo pito mas sem catraca.. pra solta o motor do quadro roda.. essas coisas..

parece muito mas é barato.. e nao comprei tudo de 1 vez.. ate maquina de solda eu comprei.. só por causa da cbr.

tive que manda faze uma chave para remover o magneto.. essa é a parte mais chata do motor


a maquina de solda


um paquimetro me ajudou muito tb..


comprei um compressor de ar tufão do mais barato pra poder reformar


a morsa tb quebra um galhao!.. nao foi caro.. e o torquimetro tb



comprei um encolhedor de molas para fazer reparo no amortecedor


o calibre de laminas


o micrometro para medir eixo valvula etc.
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MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Sex 08 Jul 2016, 04:39

Mestre dathus...

Eu lhe agradeço muito pela ajuda e por se prestar a postar todas essas ferramentas. e na medida do possível, todo esse passo-a-passo como tu sempre faz. 

Confesso que, depois de ler, pensar um pouco, e fazer algumas contas, estou com uma ideia um pouco "Radical" na cabeça.

Desta vez, eu arreguei. Vou vender a moto do jeito que está, tenho outro projeto de restauração de um carro em vista.

No momento, minha CBR 450 1991 me custou cerca de R$3500,00. Se eu parar agora, eu ainda consigo não perder dinheiro com essa brincadeira toda, e vendo ela (Peças ou Inteira) por, no mínimo esse valor.

Peço desculpas, pois algumas semanas atrás, eu achava ainda possível/viável realizar este feito, mas devido á alguns imprevistos pessoais, acredito que logo esta CBR vá embora.

http://moto.mercadolivre.com.br/MLB-777887054-cbr-450-sr-1991-leia-a-descrico-_JM
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dathus



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MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Sex 08 Jul 2016, 17:22

é infelizmente estamos atravessando um periodo ruim no br.. mas vc pagou barato na moto e ela parece estar bonita... vc nao fez 1 negocio ruim. tentar vender agora e conseguir $$ vivo é igual ganha na loteria heheheh

futuro tb nao podemos contar parece que a coisa vai é piora entao estamos ferrados pra onde tenta corre hehehe faze oque.. mas tomara que tenha sorte na decisão!.
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MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Sex 08 Jul 2016, 17:58

dathus escreveu:
é infelizmente estamos atravessando um periodo ruim no br.. mas vc pagou barato na moto e ela parece estar bonita... vc nao fez 1 negocio ruim. tentar vender agora e conseguir $$ vivo é igual ganha na loteria heheheh

futuro tb nao podemos contar parece que a coisa vai é piora entao estamos ferrados pra onde tenta corre hehehe faze oque.. mas tomara que tenha sorte na decisão!.

Obrigado!

Se eu não vender, vou fazer algo bem radical com essa moça. Talvez um "engine swap"... ou um fogo bem grande pra colocar no youtube.

Volto com novidades!

Um abraço!
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MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Sab 09 Jul 2016, 17:55

A moto foi vendida. Peguei uma moto menor (BIZ 125 2009).

Daqui mais algum tempo... quem sabe não tem uma "nova" cbr por aqui?

Um abraço á todos, boa sorte com suas motos, e muitos km's de alegria!
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dathus



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MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Sab 09 Jul 2016, 22:19

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MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Hoje à(s) 13:20

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"Nova" CBR 450 1991
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