InícioInício  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  

Compartilhe | 

"Nova" CBR 450 1991

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
DanielGrupoInfomax

Moto : Ex CBR 450 90, Ex CBR 450 92, Atual CBR 450 91
Inscrito : 08/01/2016

MensagemAssunto: "Nova" CBR 450 1991   Seg 20 Jun 2016, 13:29

Meus amigos, boa tarde! A história é relativamente longa, portanto, se quem estiver lendo tiver pressa, recomendo pular esse post.

Já é a terceira vez que eu compro uma CBR 450 - acredito que eu tenha algum tipo de problema na cabeça, sei lá. Já não aprendeu que a mão de obra mecânica é complicada, quase inexistente, que as peças estão ficando relativamente raras (e cada vez mais caras?). Já não cansou de empurrar moto ladeira acima (nas descidas) logo depois de esperar 2 semanas o "mecânico" fazer o serviço? Já não (tá OK, já entendemos).

Enfim... Para quem acompanha este fórum, início deste ano eu comprei uma CBR 450 1992, que chegou muito pouco rodada, porém "abandonada" pelo dono anterior. Fiz pouca coisa nela, olhando agora, depois de 2 meses de ter vendido. Troquei os 2 pneus, óleo, filtros, reparos do carburador, torneira de combustível e anéis. Estimo que, entre mão de obra e peças, gastei perto de R$3200. A contar do dia que recebi a moto, até a venda, cerca de 4 meses, andei cerca de 65km com a moto (considerando 40km para entregar em uma cidade vizinha). Vendi á um amigo que, vendo a moto desmontada, com todos os chicotes originais, escapamento original, motor na medida standard, e pintura ainda original (e em ótimo estado), mal deixou eu acabar de descrever e disse "essa moto é minha". Depois de cerca de 1 semana de negociação, recebi por ela um Corolla 1997 LE Automático + Couro, completo, FIPE na época de cerca de R$11.000,00, atualmente R$12.066,00.

Peço que os senhores imaginem a situação que eu passei, no dia da entrega desta moto:

Comprei ela dia 07 de janeiro deste ano. Andei cerca de 5 km até minha casa, onde esta ficou parada por cerca de 15 dias (documentação, pneus, etc...) antes do primeiro "rolê" (seria cômico se não fosse trágico, pois durou pouco mais de 3km). Mais uma vez, a moto foi para a oficina, desta vez para a troca da torneira de combustível. Feita esta troca, depois de mais uma semana da data combinada, a moto ficou um canhão, enquanto fria. Depois rodar cerca de 10km dentro da cidade, de uma ponta a outra, ela voltou pra casa, dando "falta de combustível em alta" e "excesso em baixa". Em resumo, em altos giros ela cortava, em baixos giros, afogava. Mais uma vez, encaminhei ela até o meu mecânico, e entre o tempo das peças chegarem via PAC do mercado livre, mão de obra e mais alguns testes, a moto ficou cerca de 2 meses na oficina. Nem bem estava pronta, este meu amigo me pediu dela e bem, o resto vocês já sabem. Os últimos 40 km que fiz com ela, foram os mais tristes. A moto ficou com a lenta muito boa, com uma força considerável á partir dos 5000 RPM, sem vibração alguma fora do normal, andando a 100km/h na rodovia + garupa, ela parecia que estava parada, tamanha a estabilidade / conforto. Mas eu combinei de entregar ela, de fazer o negócio com o comprador, e foi o que fiz. "Triste", mas fiz.

A minha garagem, apesar de com dois carros dentro, estava "vazia" sem minha moto lá, no cantinho dela. 

Estava.

Sim, eu comprei mais uma CBR 450, a terceira. Já tive uma 1990, já tive uma 1992, agora, é uma 1991!

Chega de papo. Aqui vão as fotos!

Como os amigos podem ver, tem bastante coisa pra fazer na moto, e este vai ser meu passa tempo nos próximos finais de semana. Uma das carenagens laterais está com uns quebradinhos, está faltando a lente e lâmpadas da lanterna traseira, a bateria está marcando 5V de acordo com meu multímetro... Mas, eu já vi coisa muito pior, não me assustei com nenhum destes defeitos. 

Observação: Eu não liguei essa moto. Não testei nada, não sei se está baixando óleo, não sei se os carburadores estão regulados, nadinha. Ela tem cerca de R$2000,00 de débitos junto ao DETRAN, e está parada á mais de 2 anos conforme pude comprovar pelo facebook do vendedor (vocês sabiam que, além de enfeitar a garagem, a CBR 450 pode ser utilizada como cômoda para todo tipo de tralhas? Pois é). Comprei essa moto por um valor abaixo de mercado, sabendo destes detalhes para fazer na moto. 

Nas próximas semanas, vou enviando fotos do que eu for fazendo com ela. Já adianto que, não entendo muito de manutenção corretiva, sou aquele tipo de cara que, normalmente, troca a peça antes de estragar, mas dessa vez, vou navegar por águas desconhecidas.

Assim que liquidar ($$$$) algumas coisas aqui, vou atrás de uma bateria, e da lente/lâmpadas traseiras. Depois, é gasolina e óleo, e ver o que acontece. 

E que comece mais uma aventura! 

Um abraço á todos!
dathus

Inscrito : 30/01/2011

MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Seg 20 Jun 2016, 20:05

:( se precisa de ajuda procura no face.. https://www.facebook.com/groups/CBR450sr.diy

DIY = do it yourself ( faça voce mesmo)

la o assunto é apenas manutenção. e voltado apenas para quem tem cbr. pode ser que em algum momento te ajude.. pelo menos em alguns casos comuns.. como

Marcador de combustivel - leitor de RPM - boia do tanque - problemas de carburador - torneira de comb. - freios - estator - cdi - punhos - placa de partida.. - soldagem das carenagens - um usuario esta fabricando as  curvas do escape em INOX.. ele fez para 7 galo ficou show de bola logo teremos mais 1 item para nao se preocupar, eu fabrico em resina os piscas dianteiros a tampa da caixa de fusiveis.. o botao de combustivel e logo farei a lanterna traseira. ( apenas a lente ) :( nao da pra fabrica 1 moto inteira! mas ainda é possivel manter essa moto rodando. sem gastar tanto. se precisar de alguma dica entra la.
DanielGrupoInfomax

MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Seg 20 Jun 2016, 22:41

dathus escreveu:
:( se precisa de ajuda procura no face.. https://www.facebook.com/groups/CBR450sr.diy

DIY = do it yourself ( faça voce mesmo)

la o assunto é apenas manutenção. e voltado apenas para quem tem cbr. pode ser que em algum momento te ajude.. pelo menos em alguns casos comuns.. como

Marcador de combustivel - leitor de RPM - boia do tanque - problemas de carburador - torneira de comb. - freios - estator - cdi - punhos - placa de partida.. - soldagem das carenagens - um usuario esta fabricando as  curvas do escape em INOX.. ele fez para 7 galo ficou show de bola logo teremos mais 1 item para nao se preocupar, eu fabrico em resina os piscas dianteiros a tampa da caixa de fusiveis.. o botao de combustivel e logo farei a lanterna traseira. ( apenas a lente ) :( nao da pra fabrica 1 moto inteira! mas ainda é possivel manter essa moto rodando. sem gastar tanto. se precisar de alguma dica entra la.
ok! feita a solicitação!
TOMBROWN

Inscrito : 11/12/2015

MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Sab 25 Jun 2016, 14:09

Daniel li e fiquei chocado cara. A CBR450SR  bom deixa eu ver se consigo descrever ela tem que fazer parte de você, assim poderá entender e deixá-lá com funcionamento fino. Aprendi muito com Dathus hoje minha cbr tanto fina quanto quente uma maravilha impressiono muito aonde paro com ela. Ouço muito dizeres assim parece funcionamento de moto zerar. Só para se ter uma idéia pra tocar um pneu num borracheiro fico ao lado dela tempo todo. Pois temos que desconfiar nem todo mundo tem bom coração as vezes podem mexer por maldade ou inveja.
Bom mas vamos ao que interessa desmonte e faça os concertos e ajustes você mesmo aí além de aprender você conhecerá toda ela é assim fará parte de você qualquer alteração de funcionamento você saberá o que é.  Felicidades com sua nova cbr.
Precisar de alguma coisa estou a disposição.
dathus

MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Sab 25 Jun 2016, 14:49

Smile borracheiro adora ver o aro brankinho da cbr e senta os 90 dedos da mao em cima heheheh
TOMBROWN

MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Dom 26 Jun 2016, 13:26

Borracheiro e uma tristeza. Dathus tô com um problema cara parei a moto na porta de casa para entrar coloquei-a no descanso lateral e fui abrir o portão quando penso que não escuto um estalo. Quando olho para trás minha totoca no chão senti como se estivesse tomado uma facada no peito. Houve apenas escoriações na pintura mas não aguento preciso consertá-la, chamei um pintor desses que faz ate o adesivo com pistola caneta ele é fera nas pinturas e mete a faca mas isso não importa ela merece. O problema é que ele precisa que a moto fique na oficina dele por uma semana pois disse que precisa da moto para alinhar as faixas é ai que ta o problema não posso deixa-la sozinha não confio em ninguém sei la talvez seja doideira minha mas sempre acho que possam trocar alguma peça dela. Você ja pintou a sua estou disposto a comprar maquinario de pintura aprender e eu mesmo fazer so preciso de orientações. Pode me ajudar.
TOMBROWN

MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Dom 26 Jun 2016, 13:32

Daniel se ainda não estiver encontrado a lanterna traseira sei de uma loja em São Paulo que tem e é original Honda ele tinha apenas 3 em estoque comprei uma acredito que ainda tenha.
dathus

MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Dom 26 Jun 2016, 15:45

eu comprei um compressor desses tufao.. e 1 pistola de aluminio dessas com o copo em cima.. muito boa pra pintar.. e foi barato. qualquer coisa que tenha 40Lbs ta de bom tamanho!.. agora queria inventar um motor de geladeira com um recipiente para acumular gas.. feito de bujao de gas de ar condicionado.. para usar 1 aerografo!..  ai da pra fazer pequenos detalhes sem gastar muito.
TOMBROWN

MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Dom 26 Jun 2016, 19:00

Compressor eu tenho um de médio porte onde uso em minha fábrica de móveis, eu falo é do sistema de pintura dizem que precisa de válvula na mangueira para retirar água do ar etc..... Você não usou  nada disso é como fez no adesivo comprou pronto e envernizar por cima ou fez adesivo na pistola.
TOMBROWN

MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Dom 26 Jun 2016, 19:02

Amanhã cedo vou tirar fotos do estrago e postarei aqui para ver. E me orientar melhor.
dathus

MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Dom 26 Jun 2016, 20:55

entao eu nao usei filtro pra pinta porque pintava em dias de sol mas ultimamente tive que compra pois estava acumulando muita agua Smile mas é filtro simples que acopla na pistola
DanielGrupoInfomax

MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Seg 27 Jun 2016, 10:48

TOMBROWN escreveu:
Daniel se ainda não estiver encontrado a lanterna traseira sei de uma loja em São Paulo que tem e é original Honda ele tinha apenas 3 em estoque comprei uma acredito que ainda tenha.

Olá! Txê... pois é! essa semana devo liquidar alguma grana, talvez encaminhar a compra dessa lanterna e da bateria (alguém colocou uma KOYO de 4A, me medi no multímetro, deu 5v kkkkkk).

Tem idéia de preço dessa lente? Te digo pq, no mercado livre tem um cidadão pedindo "450 temers", desconfio que banhada a ouro! kkkkk
DanielGrupoInfomax

MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Seg 27 Jun 2016, 11:11

TOMBROWN escreveu:
Daniel li e fiquei chocado cara. A CBR450SR  bom deixa eu ver se consigo descrever ela tem que fazer parte de você, assim poderá entender e deixá-lá com funcionamento fino. Aprendi muito com Dathus hoje minha cbr tanto fina quanto quente uma maravilha impressiono muito aonde paro com ela. Ouço muito dizeres assim parece funcionamento de moto zerar. Só para se ter uma idéia pra tocar um pneu num borracheiro fico ao lado dela tempo todo. Pois temos que desconfiar nem todo mundo tem bom coração as vezes podem mexer por maldade ou inveja.
Bom mas vamos ao que interessa desmonte e faça os concertos e ajustes você mesmo aí além de aprender você conhecerá toda ela é assim fará parte de você qualquer alteração de funcionamento você saberá o que é.  Felicidades com sua nova cbr.
Precisar de alguma coisa estou a disposição.

Meu amigo! Eu sei... te endendo, e sei bem como é! Por incrível que pareça, tenho muita saudade da minha primeira cbr 450, vermelhinha, era a mais antiga e provável que a pior que já tive, mas... como posso dizer, aquela realmente fez parte da minha vida, e me fez passar muitas emoções (geralmente mais raiva que alegria, diga-se de passagem).

Mas... infelizmente, vendi essa última (a cbr 92 azul / preta) por questão de oportunidade. Lhe explico:

Olhando friamente, a CBR 450 não tem um mercado, como diria, "convencional" de compra e venda. São negócios feitos, na maioria das vezes por:

a) Pessoas que, ao ver uma moto toda carenada, custando geralmente menos de 9 mil reais, com aquele painel marcando até 200km/h e aquele medidor de RPM até os 10 mil, pensa "Que moto bacana! Vou dar pau em todas as 250/300cc, vou colar o ponteiro! Vou... Vou...". É Honda, a manutenção é barata, qualquer mecânico mexe! Nem paga mais IPVA! UHUUU! Pobre desse pessoal!! 

b) Pessoas que vão descobrir da pior forma que, para quem faz 50km por dia na cidade, essa moto não é a ideal, por vários fatores (tamanho, peso, custo das peças de reposição, consumo, temperatura (ou vai me dizer que você acha confortável aquele motor quente no meio das pernas no corredor?), além do assédio das pessoas na rua/sinal/estacionamento). Sobre esse "assédio", nos encontros de moto é bacana, geralmente a troca de experiências é sempre boa, se conhece muita gente também graças a moto - mas convenhamos, todo dia, toda hora alguém pedindo sobre, se torna um pouco chato (minha opinião).

c) Motociclistas mais experientes que querem uma moto única, diferente das demais, para desfilar e, de vez em quando dar uma acelerada, pq ninguém é de ferro né  Twisted Evil Twisted Evil. Esse pessoal faz boa parte, senão toda a manutenção em casa, é chato e corre de mecânicos desdeixados, e trata sua moto como parte da família. Talvez até, não venda por dinheiro nenhum... Á não ser (talvez) para um... 

d) Colecionador, que paga o que for preciso para ter uma moto que, talvez não seja nem usada para andar, será mais um enfeite, um troféu na garagem. Seja por motivo pessoal, experiências passadas, etc.

O que os senhores acham desse resumo?
TOMBROWN

MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Seg 27 Jun 2016, 13:35

Resumo impressionante é assim mesmo.
TOMBROWN

MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Seg 27 Jun 2016, 13:41

Dathus segue as fotos das avarias na carenagem. [img][/img][img][/img][img][/img][img][/img]
dathus

MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Seg 27 Jun 2016, 13:52

puxa tem um principio de rachadura ai... que precisa urgente de solda! se nao ela vai crescer! bem na quina dessa que tampa o motor com a do painel... da pra reforça  derretendo abs por dentro.
dathus

MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Seg 27 Jun 2016, 13:54

a.. e deu uma desalinhada boa... nesse lado... :( sera que amassou a aranha tb?
TOMBROWN

MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Seg 27 Jun 2016, 16:27

Quanto a rachadura ok da pra soldar esse alinhamento de que tá faltando e as faixas pretas, se for não foi o cavalo do proprietário anterior que pedio um pintor para pintar e ele fez essa cagada. Quero aproveitar e arrumar isso também.
dathus

MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Seg 27 Jun 2016, 16:36

mas olhas as faixas todas elas estao aparecendo que tem a mesma distancia desalinhada.. se subir mais tudo elas vao se alinhar
TOMBROWN

MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Ter 28 Jun 2016, 11:54

Pode ser cara eu já quebrei a cabeça com ela e não consegui, quando disse em ter empenado a aranha o que seria essa aranha. Pode me mostrar, talvez eu preciso de alinha-lá para corrigir essas faixas.
dathus

MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Ter 28 Jun 2016, 21:42

tira toda a frente e deixa apenas a lateral. ai vc sobe na mao a lateral e repara o quanto difere a pinagem dos furos!.. pra vc ter uma ideia se vale a pena re-pintar ou fazer 1 alinhamento..

a pinagem com o calor do motor pode mudar 1 pouco mas com 1 aquecedor de adesivagem tipo 1 secador de cabelo mas é muito mais quente... vc pode amolecer a pinagem e fazer ela subir mais 1 pouco.

a aranha é o suporte dianteiro que prende a bolha! a minha fiz uns suportes para o retrovisor.
DanielGrupoInfomax

MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Qua 29 Jun 2016, 07:24

dathus, tu tinha comentado sobre a lanterna traseira... tu tem idéia de preço? 
TOMBROWN

MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Qua 29 Jun 2016, 15:39

Daniel segue aonde comprei a lanterna e o valor. [img][/img]
TOMBROWN

MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Qua 29 Jun 2016, 15:40

Ela veio completa só colocar a lâmpada e parafusar na traseira.
DanielGrupoInfomax

MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Qua 29 Jun 2016, 16:18

TOMBROWN escreveu:
Ela veio completa só colocar a lâmpada e parafusar na traseira.
Ok!

Vou pensar com carinho... mas 170 dilmas, uuuuu... dói, sabe? vou dar mais uma olhada por aqui, tenho uma idéia que pode dar certo!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: "Nova" CBR 450 1991   Hoje à(s) 12:26

"Nova" CBR 450 1991
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Elétrica nova...
» NOVA TITAN 150
» Motos terão placas maiores. Nova lei começa a valer em 2012
» VEJAM A NOVA YAMAHA STRYKER 2011
» Primeiras imagens da nova Yamaha YZF-R1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
HONDA CBR BRASIL - www.hondacbrbrasil.com :: MODELOS CBR CLÁSSICAS :: CBR 450 SR-
Ir para: